EM 17/10/2019 AS 10:12

Dicas para viajar de avião com os pequenos

O ano está acabando, as férias estão chegando, e sabemos que programar aquela viagem com a família dá muito trabalho, ainda mais quando temos crianças e precisamos seguir uma série de regras e recomendações para viajar com elas. É preciso prestar atenção na idade da criança, nos tipos de documentos necessários e até na bagagem de mão! Mas, para que a viagem seja um sucesso, todos os detalhes precisam ser bem pensados e organizados. Por isso, confira algumas dicas para levar os pequenos no avião em uma experiência que seja divertida para todos:0

0

Crianças pequenas pagam passagem?
0
Para voos dentro do Brasil, crianças com menos de dois anos normalmente não pagam passagem, desde que fiquem no colo de um adulto. Para voos internacionais, as companhias costumam cobrar cerca de 10% do preço total da tarifa. Acima dos dois anos, é obrigatório que os pequenos ocupem um assento, e os valores das passagens variam entre 50% e 75% do preço total.
0
Preste atenção na idade da criança!
0
Cada companhia aérea define a idade mínima para que a criança possa embarcar, mas a recomendação geral é que bebês com menos de dois meses não façam viagens de avião, por causa da pressão no ouvido e também porque bebês muito novos ainda não estão protegidos contra várias doenças, então o ambiente fechado do avião não faz bem a eles. Dos dois meses até cinco anos, as crianças só podem viajar acompanhadas dos pais. A partir de então, poderão viajar sozinhas, mas será cobrada uma autorização dos responsáveis, além de vários documentos.
0
Documentação para viagens internacionais:
0
Passaporte.
0
Certidão de nascimento ou documento de identidade (porque os novos passaportes não apresentam informações sobre os pais).
0
Autorização de ambos os pais, com firma reconhecida em cartório, se a viagem for com algum outro parente ou amigo.
0
Caso viaje com apenas um dos pais, deve apresentar autorização escrita do outro, também com firma reconhecida em cartório.
Documentação para viagens nacionais:
0
Algum documento de identificação, como certidão de nascimento, passaporte ou RG.
0
Crianças com menos de 12 anos não precisam de autorização do Juizado quando viajar dentro do Brasil acompanhadas por um dos pais, avós, tios ou irmãos (maiores de 18 anos), se o parentesco for comprovado por documentos. Caso o maior de 18 anos não seja parente de até terceiro grau dela, é preciso ter uma autorização de ambos os pais com firma reconhecida em cartório
0
Maiores de 12 anos já podem viajar sozinhos dentro do Brasil, basta apresentar um documento de identidade.
Fique por último na hora do embarque
Embora pessoas com crianças de colo tenham preferência na hora de entrar no avião, o ideal é que o embarque seja feito só depois de todo mundo, por uma razão bem simples: quanto menos tempo a criança ficar dentro do avião, menor a chance de ela se irritar.
0
Capriche na bagagem de mão!
0
Crianças pequenas exigem bagagem pra qualquer imprevisto, desde uma muda de roupas, casaco, mamadeira e fraldas até lenços umedecidos, muito úteis para limpar mãozinhas meladas e evitando uma ida ao minúsculo banheiro do avião. Brinquedos ou livros para distração também são uma boa pedida, assim como alimentos leves caso a fome chegue antes da hora! Tente não tornar a mala de mão muito pesada, e preste bem atenção nas medidas permitidas.
0
Conforto durante o voo
0
Dependendo da companhia aérea, um bercinho especial pode ser solicitado antes do embarque para os bebês. Para as empresas que não disponibilizam do serviço, levar uma almofada pode ser uma ótima estratégia para deixar a criança mais confortável, seja no colo ou no próprio assento.
E se precisar trocar as fraldas?
Normalmente, os banheiros dos aviões dispõem de trocadores, mas, no caso de a aeronave não ter um local reservado, peça a ajuda da tripulação para trocar a criança. O comissário de bordo pode, por exemplo, arrumar uma poltrona mais confortável e reservada.

0

0Atenção na decolagem e aterrissagem

0

Os bebês, principalmente, podem sofrer mais nos momentos da decolagem e do pouso do avião por conta da pressão no ouvido. Se o bebê ainda mama no peito, a sucção pode fazer com que ele se sinta mais confortável; a mamadeira ou a chupeta também ajudam a aliviar a pressão.
Anotou tudo? Então, vamos voar! A viagem em família está só começando!!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO