EM 12/10/2021 AS 07:00

Dicas para se divertir com os pequenos no Dia das Crianças!

Nada melhor do que ver a criançada brincando no dia dedicado a eles, né? O Dia das Crianças existe justamente para os pequenos se divertirem à vontade e viverem momentos bem especiais! Por isso, o post de hoje vem com algumas sugestões para tornar essa data inesquecível. Olha só:

Texturas, cheiros, cores, criatividade!
As crianças são naturalmente criativas, sempre explorando, descobrindo e interpretando o mundo à sua maneira, né? Por isso mesmo, atividades manuais podem ser uma ideia bem divertida para curtir o Dia das Crianças em casa mesmo, sem gastar muito e com uma baguncinha liberada pelos pais!
Algumas ideias para se divertir colocando a mão na massa:
Fazer desenhos com várias tintas diferentes, lápis de cor ou giz de cera – toda criança adora, e você pode propor pequenos desafios, como o uso de figuras temáticas ou desenhar em superfícies diferentes do papel tradicional;
Construir o próprio brinquedo (ou uma cidade inteira!) utilizando material reciclável e muita imaginação;
Levar a criançada para a cozinha e preparar receitas simples e gostosas para o café da tarde especial de Dia das Crianças. Deixe que os pequenos escolham e personalizem as receitas ao seu gosto, e não se esqueça de que fazer bonequinhos com a massa e raspar a panela de chocolate também faz parte da diversão;
Fazer origami de diversas formas, cores e tamanhos seguindo tutoriais da internet;
Criar fantoches caseiros e fazer teatros para filmar e compartilhar com a família. Vocês podem contar a história daquela viagem inesquecível, dar vida a bichinhos vivendo aventuras na floresta ou até fingir que são uma família de super-heróis;
Recortar e colar imagens de revistas para fazer um painel com todas as coisas que as crianças gostam – e depois usar o painel para decorar o quarto;
Criar seus próprios quebra-cabeças recortando cópias de fotos da família.
Enquanto a galerinha se mantém concentrada, vocês podem aproveitar para conversar sobre vários assuntos e também brincar juntos, aprofundando o vínculo familiar e criando lembranças super felizes!
O infalível cinema em casa!
Almofadas fofas, lanchinhos, pipoca e PLAY! O filminho em casa é sucesso garantido a qualquer momento, e os pequenos adoram!
Uma sugestão legal para essa hora do cinema em casa é deixar que as crianças façam parte da escolha do filme, além de ajudar a preparar o lugar e organizar os petiscos e sucos para a sessão – afinal, é o dia delas, e elas merecem ter tudo ao seu agrado! Será uma ótima oportunidade para você conhecer bem o gosto dos pequenos!
Ah! Sabia que, hoje em dia, as animações não são exclusivamente para crianças? De uns anos para cá, a indústria do cinema abriu os olhos para uma realidade: a criança não vai sozinha ao cinema. Desde então, os filmes ditos infantis continuam coloridos, engraçados e lúdicos como sempre, mas as melhores histórias são aquelas que apresentam um tempero a mais, capaz de chamar a atenção dos adultos! Apenas fique atento para as classificações indicativas de cada obra, pois o sucesso entre o público adulto tem sido tanto que já existem animações exclusivas para maiores de idade.
Passeio em família
Usar o tempo livre do feriado para dar uma volta com a criançada é uma boa opção para quem tem filhos que já conseguem se comportar bem em público e que gostam de passear para visitar e conhecer lugares diferentes. Você pode aproveitar a data para levar seu filho a algum lugar que ele passou o ano todo pedindo e você nunca teve tempo, ou algum lugar que ofereça bastante opções de diversão para ele, como parques de diversões, ou até algum lugar que foi marcante durante a sua infância, mostrando ao pequeno como você se divertia quando tinha a idade dele.
Se preferir, você pode mesclar essa atividade com um piquenique ou um acampamento, o importante é ser um programa divertido e inesquecível para o Dia das Crianças!
Caça ao presente!
Se você comprou uma lembrancinha para os pequenos no Dia das Crianças, que tal preparar uma brincadeira bem criativa para tornar o momento de presentear ainda mais especial? Uma brincadeira no estilo “caça ao tesouro” para encontrar o presente vai deixar a criançada super animada!
Se eles já sabem ler, escreva dicas para que cheguem cada vez mais perto do presente até finalmente encontrar. Se a criança ainda não foi alfabetizada, esconda papéis coloridos no lugar das dicas e, conforme ele disser a cor, você lê a dica para ele. Diga “quente” ou “morno” quando estiver se aproximando do presente, e “frio” quando estiver se distanciando.
Além de criar um clima divertido de surpresa e resolução de mistérios, a brincadeira vai incentivar a paciência e a agilidade de raciocínio das crianças!
Gostou das ideias? Se preferir, você pode adaptar essas sugestões, ou misturá-las, ou fazer tudo no mesmo dia – o importante é tornar o Dia das Crianças inesquecível para os pequenos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO