EM 04/09/2019 AS 08:08

Dicas para os pequenos dormirem tranquilos

Um sono gostoso é muito importante para que as crianças cresçam e se desenvolvam de forma saudável, mas algumas enfrentam problemas para dormir ou acordam várias vezes durante a noite. Essa dificuldade pode estar relacionada com alguma doença do sono, mas, às vezes, os próprios hábitos da família podem causar esse desconforto. Pensando nisso, reunimos algumas ideias para ajudar os pequenos a terem bons sonhos em um sono tranquilo.

TENHA UM HORÁRIO PARA IR DORMIR

A melhor hora para a criança ir para a cama depende do horário em que vai acordar no dia seguinte. Calcule o quanto terá acumulado de sono durante o dia e combine com a idade da criança. Quanto mais nova, mais horas de sono são necessárias.

0 a 3 meses: 11 a 19 horas
4 a 11 meses: 10 a 18 horas
1 a 2 anos: 9 a 16 horas
3 a 5 anos: 8 a 14 horas
6 a 13 anos: 7 a 12 horas

Lembre-se de que ir dormir sempre no mesmo horário é importante, mas a convivência diária com a família também é, então crie soluções para que todos consigam passar um tempo juntos no fim do dia.

CRIE O RITUAL DO SONO

A criança precisa ser estimulada a ir dormir por vontade própria. Para isso, os pais podem seguir táticas e criar uma rotina. O “ritual do sono” pode começar ao diminuir o volume das conversas, dar um banho quentinho na criança, escovar os dentes à meia luz, colocar o pijama se espreguiçando, preparar a mochila para o dia seguinte (para reduzir a ansiedade) e depois deitar na cama. Uma massagem, em forma de carinho, também é ótima para acalmar a criança. Além disso, conforme a idade, os pais podem cantar ou contar histórias. Importante é o pequeno, aos poucos, perceber que, quando as conversas se tornam mais baixas, está chegando a hora de dormir. Com o tempo, será algo natural.

TRANSFORME A HORA DE ESCOVAR OS DENTES EM UMA BRINCADEIRA!

Escovar os dentes sempre deve fazer parte do ritual do sono, mas também pode ser um momento divertido para a criançada. Primeiramente, escovem os dentes juntos! Tudo o que se faz em família é mais gostoso, e a hora da escovação vai, com certeza, ser mais animada! Compre escovas de dente infantis, com desenhos fofos de animaizinhos ou outro tema que a criança goste. A mesma ideia vale para os cremes dentais, com suas embalagens coloridas e sabores mais suaves, próprios para crianças. Vocês podem até criar histórias para os personagens, que tal?

CONTE CAPÍTULOS DE HISTÓRIAS, UM DE CADA VEZ

Uma historinha para dormir tem o duplo benefício de deixar a criança tranquila e, ao mesmo tempo, ensiná-la sobre culturas e valores. Contar a história em partes ajuda a despertar a curiosidade da criança e também sua imaginação, além de a continuação da história servir como argumento para a próxima noite de sono. Para tornar a contação de histórias mais lúdica, você pode usar fantoches, pelúcias ou outros brinquedos. Solte sua imaginação!

ESCOLHA PIJAMAS DIVERTIDOS!

Os pijamas são indispensáveis para uma noite de sono completa; além de confortáveis, eles também realçam a rotina de sono da criança. Para os pequenos, a hora de dormir também pode ser bem divertida, basta escolher os pijamas mais fofos e que brilham no escuro!! Confira os modelos de pijamas da coleção Primavera/Verão 2020, aqui https://loja.kyly.com.br/pijama
comments powered by Disqus


COLEÇÃO