EM 20/08/2021 AS 09:02

Dicas para os pequeninos dormirem melhor

A qualidade do sono é importante em todas as fases da vida, mas na infância é ainda mais fundamental, já que as crianças se desenvolvem muito enquanto dormem – mas como garantir um sono tranquilo para os bebês, que ainda não assimilam muitas das técnicas que usamos com os maiorzinhos? Temos várias dicas ótimas no post de hoje!

Por que a qualidade do sono é tão importante?
Como dito acima, ter um sono tranquilo é fundamental para o desenvolvimento infantil porque é durante o sono que são liberados os chamados hormônios de crescimento, que dão a força, a saúde e a energia que as crianças precisam. Dormir bem também é importante para a aprendizagem, e isso vale para qualquer idade, além de que, quando o seu filho não dorme, ele fica mais irritado, ansioso e tende até a se comportar mal, porque aquele soninho faz falta!
Além disso, estudos apontam que a criança que dorme mais e melhor tem menos chance de desenvolver problemas como a obesidade infantil e o estresse fisiológico (que é um envelhecimento precoce das células), um problema que pode estar ligado a doenças na vida adulta, como câncer e problemas cardíacos.
Cada fase da infância tem sua própria meta de horas a dormir todos os dias, olha só:
0 a 3 meses: entre 11 e 19 horas
4 a 11 meses: entre 10 e 18 horas
1 a 2 anos: entre 9 e 16 horas
3 a 5 anos: entre 8 e 14 horas
6 a 13 anos: entre 7 e 12 horas
Um sono gostoso para formar bebês sadios e felizes!
Algumas dicas simples podem ajudar o pequenino a ter um sono com mais qualidade:
Evite os cochilos no colo: É comum que muitas mães, depois de amamentar, permitam que o pequenino durma no seu colo, mas essa prática não faz bem para o sono do bebê. Quando o pequeno adormece no seu colo, ele espera acordar no mesmo lugar, e não no berço ou carrinho. Como o ciclo da soneca demora cerca de uma hora, a chance de o bebê despertar e estranhar o ambiente é bem grande, e aí você não vai conseguir convencê-lo a continuar dormindo naquele momento, resultando em um sono de má qualidade para ele e preocupação para você.
Reconheça os sinais de sono: No início é fácil, porque o bebê vai dormir por várias horas e, quando estiver acordado, vai estar mamando. Mas, ainda assim, é importante saber exatamente quando chega a hora de mais um soninho. Se o pequenino chega ao ponto de chorar, por exemplo, significa que ele já está estressado, ou seja, ele precisa ser acalmado e dormir o quanto antes. Bocejos, agitação nos braços e pernas, excesso de riso, olhar fixo ou intranquilo e as mãozinhas esfregando o rosto, olhos ou a cabeça também são bons sinais.
Prepare o melhor ambiente para o pequeno dormir tranquilo: É importante manter um ambiente agradável no quartinho do bebê. Se ele for dormir com fome, sentindo frio ou calor ou estressado, não terá uma noite tranquila. Procure evitar brincadeiras agitadas, manter a casa mais em silêncio e tenha no máximo um abajur como luz para a hora que antecede o dormir. A cama deve ser adequada, plana, com colchão firme e sem objetos soltos que possam estimular o bebê, como brinquedos, por exemplo. A hora é de relaxar!
Crie um ritual para o bebê dormir: Uma rotina bem definida ajuda o bebê a assimiliar as condições que o permitem relaxar, ou seja, aos poucos ele vai reconhecendo as fases da rotina e entendendo que a hora de dormir está chegando. E não precisa ser nada complexo, apenas um momento tranquilo e agradável já transmite a segurança que ele precisa, então nada de mudar a rotina do nada ou movimentos bruscos durante a preparação, ok?
É importante manter horários regulares: O sono do bebê não é afetado pelo fator dia/noite; ele geralmente tira vários cochilos ao longo do dia com intervalos de mais ou menos três horas entre um e outro. É por isso que muitos recém-nascidos parecem estar mais ativos à noite e de madrugada e têm sonos mais longos de dia. Conforme esse ciclo dia/noite vai sendo definido, você pode iniciar o ritual de dormir entre 18h e 20h, com bastante paciência para os choros e os despertares inesperados, que vão ficando mais raros conforme o pequenino se desenvolve.
Cochilos durante o dia: Respeite as sonecas do bebê; elas são fundamentais para um bom sono noturno! Muitos pensam que, se o bebê não dormir durante o dia, terá mais sono à noite, mas isso não funciona com eles. O resultado, inclusive, pode ser um bebê mais irritado, com dificuldade de iniciar e manter o sono noturno.
Ah, não se esqueça de você!
O ritmo dos cuidados com um bebê, especialmente recém-nascido, pode cansar os pais, mas principalmente a mãe. Então, a qualidade do sono do pequenino também é importante porque será um momento para você relaxar, tomar um bom banho, cuidar dos afazeres da casa, fazer coisas que você goste e cuidar de si, da sua saúde física e mental. Afinal, precisamos de força e equilíbrio para criar os pequeninos com saúde e alegria!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO