EM 16/07/2020 AS 10:15

Dicas para o período de desfralde do bebê

Dicas para o período de desfralde do bebê

Sim, mamães e papais, os bebês crescem! Conforme o tempo passa, os pequeninos vão ficando cada vez mais espertinhos, começando a perceber o próprio corpo e as próprias necessidades. Chega o momento do desfralde, um passo super importante para a autonomia da criança – e você não tem ideia de como ajudar seu filho nesse processo! No post de hoje, trazemos algumas sugestões para te inspirar e te guiar nessa tarefa.

Esteja atento aos sinais!
Alguns bebês desfraldam mais cedo do que outros; isso é normal, e você deve manter a calma e esperar o momento certo de agir. Quando estiver chegando o momento mais adequado, seu filho vai dar sinais, pode ter certeza. Preste bastante atenção em comportamentos como esses:
Ficar mexendo na fralda o tempo todo
Consegue ficar duas horas ou mais com a fralda seca
A criança começa a avisar quando fez xixi ou cocô
Mostrar incômodo com o uso da fralda
Algumas crianças até evitam se sentar se estiverem com a fralda suja!
Se a criança apresentar esses comportamentos e já consegue falar ou sinalizar aos pais quando quer fazer xixi ou cocô, o desfralde pode ser iniciado!
Começa, então, o período de treinamento, que pode levar até seis meses – portanto, nada de pressa! Pergunte de vez em quando se ele está com vontade, peça que avise sempre que quiser fazer e comece a levá-lo ao banheiro.
Em alguns casos, é preciso retroceder o processo, porque a criança pode ficar assustada ou insegura, e tudo bem, afinal, estamos falando de um dos aprendizados mais importantes da infância. Em outros casos, a criança pode passar um longo tempo sentada tentando, e seu papel será o de não pressioná-la, pelo contrário, você pode até permitir que ela leve consigo um brinquedinho ou bichinho de pelúcia para se distrair. Cada criança tem seu tempo e seu modo de aprender, então seja paciente e não desista!
Uma alternativa para ajudar os pequenos
Há várias coisas que você pode fazer para tornar o processo do desfralde mais natural para a criança. Uma delas é apresentar o penico como alternativa simples para começar: o bebê consegue sentar e sair sem problemas e ainda carregar o peniquinho para vários lugares até se acostumar com ele e aprender a usá-lo no banheiro – mas seja sutil! Explique como funciona de forma natural, deixe que a criança explore o objeto e sempre respeite seu tempo.
Geralmente, a indicação médica é de que a mãe ensine a filha e o pai ensine o filho, por correspondência de gêneros. Mas, seja menina ou menino, a participação tanto do pai quanto da mãe é essencial nesse momento, os dois têm que se envolver.
Converse bastante!
Nesse momento de transformação para a criança, é importante passar uma orientação de forma lenta e gradual através de gestos repetidos, como levar a criança ao banheiro e jogar o que tiver no penico dentro do vaso junto com ela. Tudo deve ser ensinado de forma didática e natural, até que ela adquira consciência do que está fazendo.
Desfralde durante o dia para começar
Vários estudos defendem que o ideal é começar o desfralde diurno e depois fazer o noturno, porque a criança pode ter dificuldade de segurar o xixi durante o sono. Depois que o seu filho estiver à vontade para ficar sem fraldas o dia inteiro tranquilamente, aí sim você pode pensar em tirar a fralda noturna.
Vale ressaltar que deixar a criança molhada durante os dias mais frios pode causar resfriado, além de incômodas assaduras. Então, se puder escolher, prefira sempre o verão!
Torne o processo divertido!
Abandonar a fralda e partir para um novo mundo dentro do banheiro pode ser assustador para as crianças, então você pode usar a criatividade para tornar esse momento mais divertido! Crie histórias, invente personagens, proponha pequenos desafios, cante músicas, faça teatros, ofereça roupas de baixo coloridas e divertidas, tinja a água do vaso com corantes que mudam de cor quando a criança vai ao banheiro, ofereça pequenas recompensas – o limite é a imaginação!
Não esqueça de avisar a escola!
Quando for iniciar o processo do desfralde, combine o mesmo com a escola, para não confundir a criança; afinal, ela não entende porque precisa usar a fralda em algumas situações e em outras não. Uma criança confusa pode facilmente se tornar insegura, tornando o processo muito mais demorado e complicado.
Existe uma idade certa?
De acordo com especialistas, o desfralde pode ser iniciado a partir dos dois anos da criança. Neste período, ela geralmente já possui um pouco de maturidade para sinalizar aos pais quando sente vontade de fazer xixi ou cocô. Mas vale lembrar que cada criança possui um ritmo e os pais não devem cobrá-las ou puni-las quando não atenderem suas expectativas.
Lembre-se sempre de que, mesmo exigindo certa paciência, o processo de desfralde é algo natural e provavelmente terá terminado antes que você se dê conta! Mesmo assim, mantenha em dia as conversas com o pediatra sobre esse e outros momentos da infância do seu filho; o médico conhece bem o seu pequeno e pode dar dicas e orientações mais voltadas para ele!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO