EM 15/06/2018 AS 10:05

Dicas para montar um quarto montessoriano

Conhecido pelas famosas camas no chão, o estilo de quarto montessoriano é de um quarto criado e ambientado para a criança e não para o adulto, como vemos na maioria dos quartos infantis.


Essa proposta de decoração de quarto infantil se baseia na metodologia criada pela médica e educadora italiana Maria Montessori (1870- 1952) por isso o nome “quarto montessori” ou “quarto montessoriano” é uma homenagem ao seus estudos e técnicas.


O conceito por trás dos quartos montessorianos é criar um ambiente em que tudo esteja ao alcance das crianças para promover sua autonomia e liberdade com segurança. Móveis e objetos devem ficar na altura dos olhos dos pequenos e a cama repousa próxima ao chão. Assim, a criança pode desenvolver a sua autonomia e liberdade com segurança.


Cama

Uma das principais características deste quarto é a ausência de berço. A ideia é que a criança possa sair da cama e circular pelo quarto quando quiser. Portanto, no lugar da cama e berço tradicionais, usa-se um colchão no chão ou um futon em cima de um estrado. Para evitar que o bebê ou a criança role enquanto dorme, o ideal é proteger a cama com almofadas ao redor.

Tapetes, barras e espelhos

Elementos que estimulem experiências sensoriais são sempre bem-vindos. Os espelhos devem ser posicionados na altura da criança para que ela possa se reconhecer e analisar seus próprios movimentos. Para evitar acidentes, eles devem ser de acrílico e estar sempre presos à parede. Barras fixas na parede também são uma boa ideia: elas ajudam a criança a se apoiar e ficar em pé enquanto tenta aprender a andar. Outro recurso comum, que ajuda a proteger os pequenos do frio, é o uso de tapetes.


Brinquedos, roupa e objetos: apenas o essencial

Brinquedos e outros objetos devem ser poucos e estar sempre ao alcance da criança. O armário também deve ter poucas roupas e o ideal é que ele esteja, igualmente, ao alcance da criança. Um cantinho de leitura, com porta-livros e mesinha, é recomendado. A decoração deve ser lúdica, pensada para estimular a criatividade da criança.

Dicas:

– Use objetos no tamanho apropriado da criança, como uma mesinha baixa com cadeiras e móveis fixados nas paredes, que não se movimentam ou caiam com facilidade.

– Utilize cabides baixos para pendurar as roupas para que os pequenos possam escolher o que vestir. Bancadas baixas para desenhar, brincar ou estudar também valem à pena.

– É importante que a criança também tenha seus pertences em outros locais da casa para que possa usá-los de forma independente. Por exemplo, a escova e pasta de dentes ou um copo de água.

Confira algumas ideias!


Projeto Nayara Macedo






Fonte: Ela (OGlobo), Revista Crescer e Tua Casa


comments powered by Disqus


COLEÇÃO