EM 30/09/2019 AS 15:26

Dicas para incentivar a leitura entre os pequenos!

A criançada de hoje já nasce mergulhada em tecnologia, e isso torna o incentivo à leitura na infância um desafio ainda mais necessário! O contato com livros e histórias é importante para o desenvolvimento dos pequenos e também para a sua relação com a leitura no futuro.
Para começar, veja de que formas a leitura ajuda as crianças a se desenvolverem melhor:
Vocabulário: Conforme vivem novas experiências, os pequenos vão aprendendo novas palavras, e, assim, conhecendo o mundo à sua volta. Nos livros, a criança entra em contato com novas situações, novos lugares e, consequentemente, muito mais palavras do que aquelas que a família usa.
Interpretação de texto: Seja ouvindo ou lendo a história, a criança desenvolve a interpretação do texto, identificando os personagens e os acontecimentos a partir do livro, ou relacionando com as imagens de um livro ilustrado.
Concentração e memória: Mergulhar em uma boa história é uma experiência que coloca as crianças em um momento de muita concentração e foco, e isso é bem raro! Para acompanhar o enredo de um livro, a criança aprende a prestar atenção, fazendo esforço mental para se lembrar de todos os personagens e acontecimentos, para entender a história.
Criatividade: Se, para as crianças, o mundo à sua volta já é um grande mistério, conhecer histórias mágicas, mitológicas ou mesmo realistas, mas que fogem da sua rotina, é uma experiência incrível! A criatividade natural dos pequenos é incentivada quando eles aprendem a diferenciar o que é real e o que é faz-de-conta, ao mesmo tempo em que percebem que a imaginação pode tornar tudo possível.
Vontade de aprender: Na infância, ainda estamos começando a conhecer o mundo, e entrar em contato com diferentes realidades (e fantasias!) estimula ainda mais a curiosidade natural das crianças. Assim, a leitura estimula a sede por aprender cada vez mais.
E SE A CRIANÇA NÃO GOSTA DE LER?
As crianças estão expostas a cada vez mais estímulos e opções de atividades. Além de brincar, os pequenos ocupam boa parte de seu tempo com televisão, videogames e na internet. O que normalmente acontece é que, em algum momento da infância, as crianças passam a ver a leitura como uma obrigação, algo desagradável ligado à escola. Nesse momento, os livros perdem o encanto e a leitura passa a ser onsiderada algo chato, o que, além de prejudicar todos os pontos já citados, pode causar dificuldades até mesmo lá na frente, no desenvolvimento profissional.
Confira algumas dicas para que os pequenos desenvolvam uma relação positiva com a literatura desde cedo e se apaixonem pelo mundo dos livros:
Escolha livros apropriados para a idade da criança: Existem livros infantis voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e pré-adolescentes. Desde a linguagem até a relação do texto com as ilustrações, vários elementos podem tornar a leitura uma experiência inesquecível!
Torne a leitura divertida: Ver a leitura como obrigação e associar a uma atividade chata é um dos principais motivos pelos quais muitos adultos não lêem. Para isso mudar, é preciso incentivar uma relação diferente desde cedo!
Crie uma rotina de leitura e dê o exemplo: Como qualquer outro hábito, a leitura é uma prática que precisa acontecer no dia-a-dia. Só assim ler se tornará parte da rotina da criança. Escolha um horário para ler todos os dias com o pequeno, como antes de dormir, por exemplo. O restante da família também vai se beneficiar de criar o hábito da leitura.
Conecte a leitura com os interesses da criança: Procure apresentar livros sobre assuntos que ela está aprendendo na escola, ou que inspiraram aquele filme que ela adora. Também vale investir em livros com personagens famosos ou sobre aquele assunto pelo qual ela está obcecada, seja dinossauros, astronautas ou futebol!
Crie uma relação saudável com a tecnologia: Quando usada de forma consciente, a tecnologia pode incentivar o desenvolvimento infantil e ser uma ótima fonte de diversão. Regular o tempo e os locais de uso de dispositivos digitais na infância é muito importante. Isso ajuda a criança a se interessar por atividades offline, como ler um livro.
Para finalizar: o Blog da Leiturinha apresenta várias sugestões de leituras para os pequenos, de acordo com vários critérios cuidadosamente estudados. Confira algumas ideias para crianças na faixa dos dez anos:
O livro dos porquês
Editora: Edelbra
Sinopse: Algumas vezes, é difícil achar as respostas para os porquês da infância. Afinal, quantos mistérios existem por todas as partes? Este livro irá responder alguns desses questionamentos de forma poética e humorada. Também irá mostrar que quanto mais encontramos respostas, mais queremos saber.
Por que a indicação? Nesta faixa etária é comum que a criança tenha muitos questionamentos sobre os porquês de tudo, e também de sua própria existência. Este livro trata o tema de maneira lúdica e acessível, além de estimular a criatividade, o pensamento crítico, a curiosidade e a autonomia do aprendizado.
Os Caras Malvados 2
Editora: Saber e Ler
Sinopse: Esta é a continuação da saga Os Caras Malvados, na tentativa de mudar a imagem que todos têm deles: a de vilões. Entretanto, eles não passam de uma turminha muito legal e boazinha, que tentam, das formas mais desajeitadas e engraçadas possíveis, serem promovidos a heróis!
Por que a indicação? Primeiramente, devido ao grande sucesso de Os Caras Malvados 1 entre os pequenos leitores. É uma história em quadrinhos que, com bastante humor, apresenta este diferente gênero textual, contribuindo para a formação literal do pequeno leitor.
Fantástico arroz de Filomena
Editora: Aletria
Sinopse: Uma floresta, seres encantados, uma pessoa com um poder especial… O Fantástico Arroz de Filomena é um delicioso conto de fadas moderno, em que fantasia, imaginação e bom humor se encontram, mesclando-se em cores, textos e aromas nunca antes imaginados.
Por que a indicação? A Curadoria da Leiturinha selecionou este livro devido ao seu caráter lúdico, às suas cores fortes e aos seus elementos fantasiosos, que fazem parte do imaginário infantil e estimulam a criatividade dos pequenos.
Lembre-se: ler para uma criança é uma forma de fortalecer laços afetivos, além de passar um tempo em família. Relaxar e se aconchegar com a criança para simplesmente curtir a companhia um do outro durante a leitura é uma ótima maneira de se conectar com ela e criar memórias para a vida toda!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO