EM 25/10/2017 AS 15:03

Dicas para comprar o calçado perfeito para as crianças

Entre os inúmeros modelos de sapatos infantis que achamos por aí, abertos, fechados, com cadarço ou sem, com amortecedores e outros, estão os que melhor se encaixam nos pés do seu filho(a).

Porque para os pequenos pés crescerem corretamente e de maneira saudável é preciso encontrar o modelo ideal, além do design bonito e cadarço colorido. Abaixo, com as dicas do ortopedista Marco Aurélio Neves, do Hospital São Camilo (SP), listamos algumas preocupações que devemos ter ao comprar um sapato para as crianças. Confira:

- Meu primeiro sapatinho

Até o primeiro ano de vida da criança, o sapato só serve para aquecer e proteger. Nesta fase, o bebê ainda tem muita cartilagem, por isso, aconselha-se os sapatos mais leves e confortáveis, no estilo meia.

- Uma sola boa

Fique atenta à sola dos sapatos! Elas devem ser resistentes e flexíveis ao mesmo tempo para acompanhar os movimentos dos pequenos.

- Pegue + leve

Para o dia a dia, prefira os calçados feitos de camurça, tecido, nylon ou lona. Além de mais flexíveis, são mais fáceis de limpar. Couro, verniz e outros materiais são mais indicados para ocasiões especiais.

- Andar descalço é uma delícia!

Segundo o especialista, momentos de pés descalços fazem bem ao desenvolvimento da sensibilidade. A dica é sempre verificar as condições do solo antes de deixar os pequenos tirarem os sapatos para evitar que possam cortar ou queimar os pés.

- Um pouquinho maior

Outra dica do ortopedista é comprar um número maior, no caso das crianças entre a fase de 2 e 4 anos, quando os pequenos crescem rápido e o sapato logo deixa de servir. Desta forma, o calçado dura mais e ainda fica levinho para a criança. Uma observação é: o calçado só não pode sair do pé quando a criança estiver andando.

- Um calçado só para mim

Quando o calçado não serve mais é normal que seja passado ao irmão ou irmã mais nova. No entanto, o especialista não aconselha esse repasse, pois aquele calçado já virá com a forma e pisada gravadas - calçar um sapato que tenha pisada e forma diferentes das nossas pode ocasionar problemas e desconforto.

- Tudo limpinho

Com todas as brincadeiras, as crianças acabam transpirando muito e isso tudo pode ocasionar chulé e fungos nos calçados. A dica é sempre limpar os calçados antes de guardá-los, evitando qualquer tipo de proliferação ali dentro. Para ajudar, jogue um pouco de bicarbonato de sódio dentro, aguarde 24h e depois tire com um pano pouco úmido.

Dicas da Revista Crescer

comments powered by Disqus


COLEÇÃO