EM 15/03/2018 AS 14:02

Dicas para as crianças lidarem com dinheiro

A tarefa de saber lidar com dinheiro é importante para todas as idades. Então por que não iniciar a aprendizagem logo cedo, quando se é criança?

Aproveite justamente esta fase para ensiná-los, já que é a época em que eles absorvem melhor todo o conhecimento.


Hoje trouxemos algumas dicas essenciais para iniciar o processo de familiarizar a criança com o dinheiro e demonstrar a importância de cuidar do mesmo.


1 - Mostre qual é o seu padrão de vida

Isso se aplica para o caso de brinquedos, por exemplo. É também um momento de mostrar que não é saudável comprar algo só porque o coleguinha ou o parente também comprou.

2 - O desapego pode dar lucros

Por exemplo: brinquedos, roupas e outros objetos que já não servem mais para a criança, podem ser doados, trocados ou até mesmo vendidos. E no caso da venda, a criança pode utilizar o dinheiro recebido para comprar algo que ela utilizará.

3 - Explique a diferença entre necessidade e desejo

É essencial que os pais conversem sobre este assunto. Necessidades devem ser atendidas antes dos desejos, por exemplo. É importante também deixar claro para as crianças que o dinheiro vem do trabalho dos pais, de bons investimentos e de boas práticas de educação financeira.

4 - Evite desperdícios

Atualmente, 45 milhões de brasileiros vivem com um salário mínimo. É fundamental combater qualquer tipo de desperdício, seja de alimentos, de energia elétrica, de água e etc. Além disso, os pais devem conversar com os filhos sobre a importância de cuidar bem dos brinquedos, de zelar pelo material escolar, entre outros.

5 - Ensine como poupar

Outra questão importante é ensinar os filhos a terem paciência nas decisões de consumo, mostrando a importância de não gastarem todo o dinheiro de imediato e pouparem uma parte para o futuro, emergências e possíveis imprevistos.

6 - Estimule hábitos saudáveis

Bons hábitos alimentares transformam crianças em adultos saudáveis, o que vai levá-lo a gastar menos com despesas médicas, com consultas, exames, medicamentos, etc.

7- Mesada pode ser uma boa!

Dar dinheiro às crianças, seja no período que achar melhor, pode ser um bom começo para ensiná-los a gerir o "pouco" dinheiro que seja. Assim, eles já têm o poder de tomarem decisões de como gastar, investir ou poupar certa quantia.

Vale lembrar que essas são as orientações financeiras para praticar em casa. Muitas escolas já oferecem algum tipo de educação financeira em suas grades curriculares e outras abordam o tema de modo interdisciplinar nas aulas de matemática.

Artigo em coautoria com o prof. Fernando A. Agra Santos (Doutor em Economia Aplicada).

Fonte: G1.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO