EM 13/08/2020 AS 17:23

Dicas para apresentar os alimentos ao seu filho

Conforme os bebês crescem e se desenvolvem, chega o momento de introduzir a alimentação nas suas rotinas. Esse processo é super importante, podendo influenciar os hábitos da criança por muito tempo, por isso, hoje, trazemos algumas ideias de como apresentar os alimentos aos pequenos da melhor forma possível, tornando o momento das refeições mais tranquilo e divertido.

O paladar da criança começa a ser formado, normalmente, a partir do sexto mês, e a recomendação é começar aos poucos, com uma papinha de frutas. Lá pelo oitavo mês, a criança já está sendo alimentada com duas porções de frutas, uma papa salgada no almoço e outra no jantar, além do leite materno. A partir desse ponto, novos alimentos podem ser inseridos na rotina dos pequeninos.
Hora da refeição, um momento para a família
A hora do almoço ou jantar é perfeita para reunir a família em torno da mesa, onde todos podem interagir em um momento prazeroso, contar sobre o seu dia ou as coisas que estão aprendendo. Para criar um clima ainda mais amistoso para os pequenos, o que você pode fazer é colocar uma música que a criança gosta; a música vai distrair bem menos do que as novas tecnologias (que devem ser evitadas durante as refeições), e servirá como objeto de associação: a hora de comer é legal porque estamos todos juntos e sempre ouço minhas musiquinhas favoritas!
Como inserir novos alimentos às refeições?
Variedade de sabores: Geralmente, as crianças preferem os sabores mais adocicados, como os da banana, pera, mandioquinha e abóbora. Você pode começar por aí, mas é importante que o pequeno tenha contato com todos os sabores, para conhecer as diferenças e aperfeiçoar o paladar.
Comidinhas ao alcance das mãos: A ideia é deixar alimentos pequenos ou cortadinhos ao alcance da criança, que se serve da maneira que quiser. A ideia de independência ao poder comer sozinha distrai a criança da preocupação sobre gostar ou não do que está experimentando.
A regra dos 15: Você ofereceu algo novo, a criança provou e cuspiu? Não assuma isso como uma derrota! Especialistas orientam que os pais devem oferecer de 12 a 15 vezes o mesmo alimento, para que a criança aprenda a gostar com o tempo – porém, esse processo exige sensibilidade e paciência. Espere alguns dias antes de oferecer novamente, apresente o alimento de formas diferentes, etc.
Sem chantagens ou comparações: “Ou come tudo ou não sai da mesa”. “Só ganha a sobremesa se raspar o prato”. “Seu irmão está comendo tudo. Por que você não?”. Frases como estas devem ser evitadas, já que vêm acompanhadas de uma associação negativa do alimento. Procure ser sempre paciente, justo e gentil.
Cuidado com os temperos! Nós, adultos, estamos acostumados com o sal, mas a criança não. Até os 12 meses, a recomendação é substituí-lo por outros temperos, como salsinha, cebolinha, cebola e hortelã. Uma colher de chá (dois gramas) de sal por dia é o suficiente para crianças maiores de dois anos. A comida não precisa estar insossa, mas use o mínimo de sal.
Olhe para o seu próprio prato!
O primeiro contato das crianças com os sabores dos alimentos começa antes do nascimento, de acordo com a alimentação da mamãe durante a gravidez. Se a mãe tiver uma alimentação diversificada nesse período, há mais chances de o filho aceitar experimentar novos alimentos.
Na hora de iniciar as refeições para a criança, porém, todos da casa têm sua responsabilidade. Cabe a cada um dar o exemplo de um prato saudável e colorido, além de evitar o excesso de doces e gorduras. As crianças se guiam muito pelos hábitos da família, portanto, caso vocês não se alimentem bem por aí, é hora de mudar o cardápio!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO