EM 03/08/2018 AS 15:44

Dicas para a volta às aulas!

Confira abaixo as dicas da organizer Rafaela Oliveira para entrar na rotina de volta às aulas sem estresse:

1) Estabeleça rotinas. Criar uma rotina diária é fundamental para as crianças cumprirem horários e responsabilidades. Se o seu filho estuda de manhã, o ideal é que ele vá pra cama mais cedo. Pela simples razão que, quanto mais tarde forem dormir, mais dificuldades terão para acordar (sem brigas) pela manhã.

2) Faça listas de tarefa e calendário de atividades. Coloque nelas tudo o que precisa ser feito, isso inclui tarefas simples como separar o material escolar e as atividades ao longo do dia, por exemplo. Já para as atividades do seu filho, você pode criar um calendário de papel ou cartolina e fixar no quarto ou num cantinho de casa. É uma excelente forma de ensinar a organização desde cedo e ajudá-lo a não procrastinar.

3) Organize tudo com antecedência para evitar correrias. Não deixe para arrumar a mochila e o uniforme no dia, pois isso pode fazer você perder a hora. O ideal é criar o hábito de organizar essas e outras demandas na noite anterior. Acredite, você vai gastar apenas alguns minutos e vai fazer uma diferença enorme no próximo dia.

4) Evite atrasos. Se você mora longe da escola, procure sair minutos mais cedo de casa para seu filho não chegar atrasado. A dica é simples, mas faz muita diferença no nível de estresse do dia a dia.

5) Organize o cardápio semanal. Se o seu filho leva lanchinho para a escola, monte um cardápio semanal com os alimentos que serão colocados na lancheira de segunda a sexta.

6) Prepare o café da manhã com antecedência. Ou, pelo menos, parte dele! Separe um cantinho para essa refeição na sua cozinha, colocando os itens que fazem parte do cardápio, para deixar suas manhãs mais práticas. Uma bandeja decorada, por exemplo, é ótima para ajeitar isso e vai deixar a cozinha pra lá de charmosa.

7) Aposte numa agenda de papel para os grandinhos. A agenda de papel é um ótimo começo para ensinar o seu filho se organizar. Peça para ele anotar diariamente as tarefas importantes, compromissos e datas especiais.

8) Tenha um cantinho de estudos. É legal destinar um espaço especialmente para essa finalidade. Uma mesa, uma cadeira confortável e iluminação adequada já bastam para aumentar o conforto e a produtividade do seu filho. Para manter a organização da mesa, deixe apenas os itens de uso diário, como: porta lápis, agenda, caderno e livros utilizados no dia. Organize a mesa diariamente.

9) Aposte em produtos organizadores e criativos para o material escolar. Se não quiser investir muito em organizadores, sem problemas. Você e seu filho podem fazer juntos alguns modelos baratinhos e sustentáveis. Duvida? Encape latas com papel adesivo e transforme-as em porta lápis. Você também pode fazer o mesmo com caixas de papelão para organizar itens maiores e decorar o quarto ao mesmo tempo.

10) Separe as matérias em um fichário ou no caderno escolar para facilitar a procura e a lição de casa. Conte com a ajuda de pastas de plástico para organizar a papelada. As pastas sanfonadas com divisórias são perfeitas para organizar tudo por assunto e podem ser encontradas facilmente em papelarias.

Fonte: Revista Crescer.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO