EM 24/01/2020 AS 08:00

Dicas para a saúde bucal dos pequenos!

Muitas crianças não dão a devida atenção à higiene bucal, por considerarem algo desnecessário em um tempo que poderia estar sendo usado para brincar. Por isso, os pais devem estar sempre de olho, ensinando e incentivando o cuidado com os dentes até que se torne um hábito natural, afinal, manter um sorriso saudável enquanto os dentes ainda estão em formação é super importante!


Para ajudar a melhorar a saúde bucal do seu pequeno, separamos algumas dicas:

Escolha a escova e o creme dental corretamente

O uso de escova e pasta dental pode começar a partir dos 6 meses de idade, quando geralmente os primeiros dentes de leite começam a aparecer.

Procure sempre por escovas que tenham as cerdas bem macias, para não machucar a gengiva da criança. Além disso, o tamanho da escova também deve ser apropriado para facilitar o manuseio durante a escovação.

Em relação ao creme dental, prefira uma opção com flúor e que seja recomendada para a idade da criança; as pastas de adultos são muito fortes e podem causar irritações. A quantidade também deve ser bem pequena: uma porção do tamanho de um ou dois grãos de arroz já é o suficiente. O creme dental ajuda a limpar os dentes e previne problemas como a cárie, tártaro, gengivite e mau hálito. Além disso, as pastas com flúor ajudam a proteger e fortalecer os dentes;

Torne o momento de escovar os dentes mais divertido!

Para os pequenos que não gostam muito desse momento de higiene, há algumas táticas para alegrá-los a escovar seus dentinhos.

As escovas de dente coloridas ou de seus personagens favoritos com certeza vão animá-lo! O creme dental também pode ser personalizado, criando combinações de cores e formas.

Além disso, você pode aproveitar as escovas divertidas para criar histórias com os personagens, dizendo que eles também escovam seus dentes após as refeições para manter um sorriso sempre lindo e brilhante.

Não se esqueça do fio dental!

Para os mais grandinhos, a partir dos 4 anos, o uso de fio dental é recomendado depois da escovação, para uma limpeza mais completa. Você pode ensinar e ajudar a criança a usar nas primeiras vezes, e depois apenas supervisionar, mostrando que essa será uma responsabilidade só dela e que você confia na sua capacidade de fazer isso sozinha.

Como usar o fio dental corretamente:

Use cerca de 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.
Siga as curvas dos dentes com bastante cuidado.
Lembre-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force muito o fio contra a gengiva para não machucar.

Mantenha uma alimentação saudável

Além da escovação frequente, uma alimentação balanceada e rica em minerais ajuda a manter os dentinhos bem fortes. Nos momentos de lanche, aposte em frutas com casca, pois são ricas em vitaminas e contribuem para fortalecer os dentes e espantar as cáries. Beber água potável e bem tratada também ajuda a manter a boca mais limpa. Além disso, procure controlar o consumo de alimentos doces, principalmente entre as refeições.

A saúde da boca é importante para todo o nosso corpo, afinal, ela é responsável pela fala, mastigação e respiração. Por isso, é preciso cuidar bem dos dentes, escovando todos os dias depois de cada refeição e também uma última vez antes de dormir. A visita ao dentista pelo menos duas vezes ao ano também é necessária, para possíveis tratamentos e uma limpeza mais profissional. Lembre-se: o sorriso é nosso cartão de visitas, e um sorriso bonito e saudável torna nossas crianças ainda mais encantadoras!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO