EM 07/06/2018 AS 13:51

Dicas infalíveis para fotografar crianças

Com um smartphone sempre em mãos, tirar fotos se tornou algo comum no nosso dia a dia. Mas nem sempre a foto sai como a gente imaginava, principalmente quando fotografamos as crianças, que não param quietas!


Por isso, hoje trouxemos algumas dicas bem legais que funcionam tanto para celulares quanto para câmeras convencionais. Mas lembre-se: não existe câmera ou celular ruim. A foto quem faz é você! É o seu olhar, com seu instinto, sua paciência e, acima de tudo, sua vontade de estar lá querendo registrar algo especial.


Luz natural é sempre a melhor

A luz é tudo na fotografia e a luz natural é sempre a melhor! Evite usar o flash. Se for fotografar dentro de casa procure estar perto de uma janela com bastante luz. O ideal mesmo é sair. Aproveite para curtir esse tempo só com eles e garantir fotos lindas e cheias de luz. Os melhores horários para fotografar são no período da manhã e depois das 14 horas.


Respeite o tempo da criança

Ou seja, somente tire a câmera pra fotografar a criança quando ela estiver à vontade e de bom humor. Foto de criança tem tudo a ver com espontaneidade e nada melhor do que um sorriso espontâneo de um momento feliz. Faça brincadeiras, palhaçadas que o sorriso virá automaticamente e naturalmente. A tática de dizer que fará cosquinhas é infalível.


Envolva a foto numa brincadeira

Brinque, faça a criança rir de verdade, corra atrás dela, se esconda, ou seja, pegue a câmera no meio da brincadeira para registrar esses momentos.

Use o modo de disparo contínuo

Na maioria dos celulares, basta continuar pressionando a tela após a primeira foto. Nas câmeras é um ícone com um quadrado depois do outro ou a letra CH (continuous high). Os pequenos se mexem demais e muito rápido. Às vezes, de 10 fotos feitas na sequência, 1 se destaca. Se a ideia é ter fotos espontâneas, use sempre o modo contínuo.


Se abaixe: faça fotos na altura dos olhos da criança

Assim, você compartilha um pouco da visão dela e consegue fotografá-la sem nenhuma distorção. Além de compartilhar a visão que ela tem do mundo, você consegue estabelecer uma comunicação melhor com ela.


Não use o zoom da câmera

Conforme o zoom aumenta a qualidade da imagem cai drasticamente. Evite sempre que possível.

Cuide do ambiente

As fotos têm o intuito de ser uma lembrança da infância e o melhor lugar para fotografar é em casa. Portanto, certifique-se que o local está organizado, limpo e confortável.


Cuide do figurino

A roupa que a criança está usando também pode ser um diferencial. Dê preferência a cores fortes e alegres, e evite roupas que tenham frases e que a grife apareça muito, por uma questão de estética.

Selfies – quando você também sai nas fotos

Fique sempre de frente para o sol ou a luz artificial

A regra é a mesma de ficar com a iluminação atrás de você quando sua função é de fotógrafa. Como nesta situação você também faz parte da foto, ao lado das crianças, não custa lembrar que agora a luz tem que ficar à sua frente.

Posicione a câmera levemente de cima para baixo

Cabe menos gente na imagem se a foto for tirada bem de frente. Além disso, o contorno dos rostos fica mais definido quando a câmera é posicionada de cima para baixo. Mas nada de jogar a câmera lá em cima, é para levantar só um pouquinho.

Tire muitas fotos e só depois confira como elas ficaram

Crianças tendem a se entediar rapidamente com fotos posadas. Então aproveite o momento das selfies e tire várias fotos. Se você parar para checar se ficou legal, pode perder a disposição das crianças imediatamente. E caretas ou expressões inesperadas sempre resultam em fotos divertidas.

Se a luz não for boa, não use a câmera para selfie do celular

A maioria dos celulares tem a câmera para selfie. Mas essa câmera geralmente tem a definição mais baixa que a da câmera principal e só resulta em fotos realmente legais se a iluminação natural for muito boa ou se o flash puder ser acionado. Caso contrário, use a câmera principal.

Fonte: Fotografia DG, Pais e Filhos e Mãe do Ano


comments powered by Disqus


COLEÇÃO