EM 04/06/2019 AS 16:59

Dicas de como planejar a mesada do seu filho!

A mesada nada mais é que um valor acordado entre pais e filhos, que os pais entregam regularmente de forma mensal para a criança. Essa é uma ótima forma para que os filhos aprendam a lidar com dinheiro com uma certa independência.


Planejar a mesada é um assunto que acaba trazendo muitas dúvidas aos pais, pensando nisso no blog de hoje trouxemos 5 dicas para te ajudar com a mesada das crianças. Confira:


  1. Por que dar e para que serve a mesada?


A mesada é uma forma de educação financeira, pois assim eles vão começar a aprender como funciona o dinheiro. Vão ter o conhecimento que caso queira comprar algo mais caro ela irá precisar guardar o dinheirinho que recebeu, eles irão valorizar o dinheiro já que vai aprender que se gastar toda a mesada no começo do mês ela ficará o resto do mês sem dinheiro e também vai aprender a pedir descontos, comparar preços. É só vantagens!


  1. Saiba quanto seu filho gasta!

Antes de definir o valor que você precisa dar ao seu filho faça um cálculo de quanto ele gasta mais ou menos. Lanches diários, passeios escolares anote tudo e defina um valor. Ah, e não esqueça de dar um pouquinho a mais, pois assim ele aprende que é necessário controlar o dinheirinho dele e não irá pedir mais até o próximo mês.


  1. Quanto dar de mesada ao meu filho?

Agora sabendo quanto o seu filho gasta, é mais fácil fazer esse cálculo. As crianças menores por exemplo de até 3 anos é bom entregar a quantia em moedas pois dá a impressão de mais dinheiro e quando ela atingir uns 6 anos de idade, uma dica legal é você fazer o seguinte cálculo: somar 2 reais para cada ano de idade que ela tem. Ah e nessa idade pode-se introduzir a mesada com periodicidade semanal, pois nessa idade, as crianças ainda têm dificuldade de lidar com um horizonte maior de tempo.

E não esqueça de ensinar que com esse valor ela pode pagar um sorvete, pode guardar na carteirinha dela e se caso ela queira comprar um brinquedo mais caro, ela saberá que terá que se planejar!


Para finalizar, não esqueça de sempre ter uma conversa franca com a criança. Explique como irá funcionar a mesada e lembre-se, também, que seus filhos aprendem com os exemplos que eles têm em casa, até na parte de organização financeira! ;)



comments powered by Disqus


COLEÇÃO