EM 29/10/2023 AS 07:00

Dia Nacional do Livro: descobrindo novos mundos

Sabia que dia 29 de outubro é uma data super importante, principalmente para quem adora viver aventuras no mundo da imaginação? É o Dia Nacional do Livro! Por isso, no blog de hoje, vamos falar um pouco sobre como instigar seu pequeno a gostar de ler e trazer várias dicas de livros para presentear.

Como surgiu a data?

O Dia Nacional do Livro foi criado em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, ainda pelos portugueses. Na época, Dom João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando assim o primeiro acervo da Biblioteca Nacional do Brasil, em 29 de outubro de 1810.

• Além dessa data, existem outros dias importantes relacionados aos livros, como:
• Dia Mundial do Livro (em 23 de abril);
• Dia do Livro Didático (em 27 de fevereiro);
• Dia Internacional do Livro Infantil (em 02 de abril);
• Dia Nacional do Livro Infantil (em 18 de abril), uma homenagem à data de nascimento do escritor Monteiro Lobato.


Dicas para a criança gostar de ler

As crianças de hoje estão expostas a cada vez mais estímulos e opções de atividades super tecnológicas, atraentes, interativas e coloridas. Além de brincar, os pequenos ocupam boa parte de seu tempo com televisão, videogames e na internet com tablets e smartphones. Assim, o que normalmente acontece é que, em algum momento da infância, as crianças passam a ver a leitura como uma obrigação, algo desagradável ligado à escola. Nesse momento, os livros perdem o encanto e a leitura passa a ser considerada algo chato, podendo causar dificuldades até no desenvolvimento profissional.

Confira algumas dicas para que os pequenos desenvolvam uma relação positiva com a literatura desde cedo e se apaixonem pelo mundo dos livros:

Conecte a leitura com os interesses da criança:Procure apresentar livros sobre assuntos que ela está aprendendo na escola, ou que inspiraram aquele filme que ela adora. Também vale investir em livros com personagens famosos ou sobre aquele assunto pelo qual ela está interessada no momento, seja dinossauros, astronautas ou futebol!

Torne a leitura divertida:Ver a leitura como obrigação e associar a uma atividade chata é um dos principais motivos pelos quais muitos adultos não leem. Para isso mudar, é preciso incentivar uma relação diferente desde cedo, oferecendo conteúdos divertidos e que despertem o interesse dos pequenos. Toda criança gosta de brincar, e ver a leitura como uma diversão vai tornar esse hábito ainda mais saudável e natural.

Escolha livros apropriados para a idade da criança:Existem livros infantis voltados para bebês, para crianças na pré-escola, até para as mais velhas e pré-adolescentes. Desde a linguagem até a relação do texto com as ilustrações, vários elementos podem tornar a leitura mais atraente se a criança tiver o livro certo em mãos!

Para cada livro, um aprendizado diferente!

Quando se trata de livros infantis, há um universo gigante de histórias a explorar, e podemos aproveitar essa ocasião para ensinar às crianças lições importantes, como a dedicação, o respeito e a amizade. Inspire-se nos clássicos da literatura infantil para tornar a hora da historinha um momento de aprendizado e troca de ideias com os pequenos! Temos algumas sugestões para te guiar nessa jornada, olha só:

• Os Três Porquinhos – a dedicação sempre vale a pena!

As fábulas são ótimas para trabalhar temas com as crianças, pois trazem bichinhos com comportamentos humanos em situações inusitadas, prendendo a atenção dos pequenos. O conto clássico de Os Três Porquinhos traz a história de três irmãos porcos que resolveram construir cada um à sua própria casa: uma feita de palha, outra de madeira e outra de tijolos. Porém, surge um malvado lobo para destruir suas construções, e apenas a casa mais firme e bem construída, feita de tijolos, resiste.

Essa história ensina que, ao “construir” algo que desejamos muito, é necessário sempre dar o nosso melhor, nos dedicarmos, trabalharmos duro e com cuidado para que o resultado seja mais forte do que qualquer lobo mau! É possível ensinar também que tudo o que vem fácil, também vai embora mais fácil, uma lição importante principalmente para as crianças em idade escolar que não se empenham em suas lições e acabam precisando estudar ainda mais por causa disso.

Pinóquio – a importância de não mentir

Apesar de ter se popularizado com a versão cinematográfica da Disney, a história de Pinóquio é bastante antiga, escrita em 1881. Hoje em dia, você pode encontrar adaptações desse clássico em diversos formatos de livros, para várias idades. A trama traz a história de um boneco de madeira que ganha vida, porém seu nariz cresce sempre que ele conta uma mentira.

Esse livro reforça diversas lições importantes para a vida, como o fato de que contar a verdade é sempre uma escolha melhor do que mentir, além de que sempre devemos suspeitar do que é fácil demais, não devemos confiar em estranhos e é importante escolher bem nossas amizades.

• A Lebre e a Tartaruga – sobre perseverança e respeito às diferenças

A clássica história mostra uma corrida entre uma lebre e um jabuti. A lebre, por ser mais veloz, tem certeza de que vai vencer e subestima sua adversária, que é bastante lenta. No entanto, quando para descansar, adormece na floresta e a tartaruga vence a aposta.

Essa fábula mostra que, mesmo com as diferentes capacidades, os dois animais têm o seu valor e nunca devemos julgar nem rir de outras pessoas por serem diferentes de nós, sendo um ótimo tópico para ajudar a abordar os perigos do bullying desde cedo. O livro também ensina aos pequenos que, na vida, algumas vezes precisamos agir com rapidez, mas em outras é preciso ter paciência e persistência.

• Chapeuzinho Vermelho – não confie em estranhos

Outro clássico que conta com infinitas adaptações, a história da Chapeuzinho Vermelho nos apresenta uma menina que vai visitar a avó que mora longe. Sua mãe recomenda que ela não desvie o caminho e não fale com estranhos. Porém, ao encontrar um Lobo Mau, ela conta aonde está indo. Ao chegar na casa da avó, é recebida pelo lobo disfarçado de vovó.

Ao reforçar os perigos que podemos encontrar fora de casa, o livro alerta aos pequenos sobre a importância de sempre ouvir os ensinamentos dos pais e não confiar em desconhecidos, mesmo que eles tenham uma aparência simpática e pareçam familiar.

Agora sim, sabendo da importância da literatura parao desenvolvimento da criançada e contando com essas dicas incríveis de leitura, você pode celebrar o Dia Nacional do Livro junto dos pequenos, com um copo de leite morno e um abraço aconchegante durante a leitura!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO