EM 02/04/2016 AS 06:40

Dia Mundial da Conscientização do Autismo: 3 atividades para entreter as crianças

2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Pensando nisso, separamos três atividades lúdicas que contribuem parao desenvolvimentoe estimulam as áreas da interação social, comportamento e comunicação.

1. Passeio no super carro:

A brincadeira consiste em puxar a criança sobre um colchão ou cobertor pelo quarto, dizendo que é um passeio num super carro. Os pais ainda podem se fantasiar para deixar tudo mais interessante e incentivar os pequenos a repetir a palavra "passear" quando quiser mais. Nessa brincadeira estimula-se a comunicação verbal e período de atenção por 10 minutos ou mais.

2. O sapo comedor de bolhas

Primeiro você precisará de um fantoche de sapo e bolhas de sabão. Com muito entusiasmo e animação, brinque com o sapo "comendo" as bolhas. Dessa forma, estimula-se a comunicação verbal, quando a criança tem que dizer "bolha", e o contato visual quando o sapo mordê-las. O período de atenção é de 5 minutos ou mais.

3. Dado das brincadeiras

Esse jogo desenvolve flexibilidade, participação física a atenção por 15 minutos ou mais. É necessário um dado grande que poderá ser confeccionado com papelão. Cada face do dado deve conter uma ação a ser realizada pela criança, por exemplo:

PULAR - deve-se incentivar a criança a repetir a palavra "pular" e junto com ela pular o mais alto que conseguir.

RODAR - girá-la em torno do próprio eixo em seu colo.

ESCORREGAR - puxá-la gentilmente sobre um cobertor.

BALANÇAR - balançá-la em seus braços ou numa rede.

APERTAR - oferecer massagens com diferentes tipos de movimentos e intensidade de pressões em diversas partes do corpo da criança.

PASSEAR - levá-la de "cavalinho" em suas costas.

O mais importante é incentivar a pronúncia das palavras a cada brincadeira e fazer tudo com muito amor,compreendendoque para que ela se desenvolva é necessário um pouco mais de estímulo e paciência.

FONTE: Familia - 3 tipos de atividades lúdicas para entreter crianças com autismo

comments powered by Disqus


COLEÇÃO