EM 13/08/2023 AS 09:00

Dia dos pais

Por que a presença do pai é tão importante para as crianças?

Porque para elas, o pai tem o abraço mais forte, a mão mais firme para segurar quando o medo bater e as palavras mais sinceras para todos os momentos importantes. A figura paterna é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e, neste Dia dos Pais, vamos falar um pouco mais sobre isso. Vem com a gente!

Como surgiu o Dia dos Pais?

Celebrar a presença dos pais em nossas vidas é algo mais antigo do que podemos pensar! A A origem do dia dos pais é incerta, mas, historiadores afirmam que a data surgiu na Babilônia, há mais de quatro mil anos, quando um jovem fez um cartão de argila desejando sorte, saúde e longa vida ao seu pai. Já durante o período do Império Romano, o hábito de homenagear os pais tornou-se mais popular, e o mês de fevereiro era dedicado a honrar os pais já falecidos.

A primeira comemoração de uma data realmente criada para os pais, porém, foi realizada em 1910, nos Estados Unidos. Sonora Louise Smart Dodd resolveu criar o Dia dos Pais por causa da admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. Para isso, foi escolhido o dia do aniversário dele: 19 de junho. Os americanos gostaram da ideia e em pouco tempo a celebração se espalhou pelo país inteiro! Hoje em dia, a data é celebrada por lá sempre no terceiro domingo de junho.

Já no Brasil, foi o publicitário e jornalista Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no país, apenas para atrair mais publicidade ao seu jornal com as homenagens aos pais. Ele escolheu o dia 16 de agosto para comemorar a data por ser o dia de São Joaquim (pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo segundo a crença católica), mas a data foi modificada para o segundo domingo de agosto, para que os pais pudessem curtir esse dia especial junto com seus filhos, descansando, fazendo o que gostam e recebendo todo o carinho merecido.

A importância da figura paterna para os pequenos

Já parou para pensar em como a missão dos pais é linda e grandiosa? A presença e participação ativa de uma figura paterna na rotina das famílias transmite aos pequenos aquela sensação gostosa de conforto e proteção, criando um ambiente mais seguro para a criança se desenvolver sem medos ou limitações. Além disso, o pai desempenha várias funções superimportantes para o melhor desenvolvimento das crianças:

Um amigo para toda a vida: Sabe aquele amiguinho que a criança quer sempre estar junto para brincar e conversar? Assumindo a função de um amigo, você tem mais chances de se aproximar do seu filho, sem que ele perca o respeito por você. Ele deve se sentir confortável para compartilhar com você seus sentimentos, experiências e pensamentos, e isso só acontece quando você consegue se conectar com ele. Ao desempenhar o papel de um amigo para todas as horas, você pode guiar seu filho na direção certa e saber mais sobre a vida e os gostos dele. Também como amigo, vem a parte divertida: você pode e deve participar dos momentos de brincadeira com seu filho, seja em uma partida de futebol, brincando de casinha, jogando videogame ou em uma tarde gostosa no cinema. É importante que vocês compartilhem momentos agradáveis juntos, isso vai fortalecer o vínculo emocional entre vocês, criar ótimas histórias e lembranças alegres
Educador – com amor, mas também com limites: É preciso ensinar os valores e princípios seguidos pela família para o seu filho, ajudando no desenvolvimento pessoal e social da criança, e, muitas vezes, o pai tem a firmeza e o equilíbrio necessário para transmitir essas lições. Ensine seu filho a encarar o mundo para ser feliz na vida. Ensine-o a ser disciplinado, bem-educado e comportado para viver bem em sociedade e saber se relacionar com qualquer pessoa no futuro. Se preciso, use sua autoridade, mas de forma eficaz, para que isso tenha consequências positivas. Mais do que punições, você precisa ensinar pelo exemplo e recompensar o bom comportamento
Um espelho para a vida: Como você já pode ter notado ao observar seu pequeno, as crianças aprendem mais pelos atos do que pelas palavras. Elas estão sempre observando seu comportamento e fazendo anotações mentais de tudo que você diz e faz. Você já se deu conta do tamanho dessa responsabilidade? É preciso ter cuidado na forma como se comporta, filtrar o que vai falar e agir exatamente de acordo com o que você gostaria que seu filho fizesse. É fácil? Nem sempre. Mas é o ponto de partida principal para ser um bom pai!
Protetor, como o líder da matilha: Como pai, você precisa fornecer proteção completa ao seu filhote, oferecendo total segurança para o corpo, a mente, o coração e a alma da criança contra qualquer dano ou perigo. Também é importante que seu filho saiba que você está lá por ele, a qualquer hora e em qualquer lugar. Com essa segurança, a criança vai desenvolver melhor sua autoconfiança e terá estabilidade, para crescer com saúde em um ambiente amigável.
O dia dedicado ao papai deve ser sempre lembrado com muito carinho, afinal, o amor entre pais e filhos é um dos sentimentos mais puros, fortes e verdadeiros do mundo!!

Feliz Dia dos Pais!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO