EM 26/07/2021 AS 08:52

Dia dos Avós: Origem e ideias simples para celebrar a data

Conhecido no Brasil como “O Dia da Vovó”, o dia 26 de julho é reservado especialmente para que cada um se lembre e preste homenagens aos seus avós, agradecendo por todos os momentos felizes e emocionantes que marcaram a história das nossas famílias. Mas você sabe como surgiu essa data? O post de hoje explica, e também traz algumas sugestões para que os pequenos demonstrem todo o carinho pelos velhinhos nesse dia especial!

A origem da data
Assim como muitas datas comemorativas que conhecemos, o Dia dos Avós tem origem na religião. Segundo a Igreja Católica, a data diz respeito aos avós de Jesus por parte de mãe, Santa Ana e São Joaquim.
A hisória conta que o casal queria mais do que tudo ter filhos, mas os dois já estavam em idade avançada e ainda sozinhos. Então, como resultado de muita fé e oração, um anjo deu-lhes a notícia de que seriam pais pela vontade de Deus, e, mais tarde, a filha deles, chamada Maria, viria a ser a mãe de Jesus. A data de 26 de julho recorda a canonização de ambos os santos, em 1584, pelo papa Gregório VII.
Hoje, o Dia dos Avós é reconhecido pela Igreja Católica e é uma data popular em muitos paíes, incluindo o Brasil, Espanha e Portugal.

Como homenagear os avós nesse dia?
A chance de prestar uma homenagem aos avós é uma ideia que anima o comércio, pois os netos sempre oferecem algum presentinho como forma de agradecimento pela sua existência, por todo o carinho e bons conselhos que recebem.
Mas, quando se trata de crianças, o legal é sempre sair do óbvio, né? Então aproveite essa oportunidade para propor atividades e programas em família que todos possam organizar juntos e surpreender o vovô e a vovó! Olha só algumas ideias:
Seu filho gosta de cozinhar? Preparem um almoço especial para os avós com os pratos favoritos deles! Ou, melhor ainda: convidem eles para cozinharem junto com os pequenos! O resultado certamente será bem divertido!
Passar o dia ouvindo suas histórias, vendo as fotos antigas e curtindo a companhia da família; Dedicar tempo também é uma forma de presentear!
Se moram todos juntos, que tal um pequeno passeio? Vocês podem ir a um parque, uma pracinha, pescar, etc., qualquer lugar que seja tranquilo e seguro, perfeito para um piquenique e boas histórias;
Se moram longe, que tal organizar uma reunião de família online e fazer uma surpresa aos vovôs? Os netos podem prestar homenagens como músicas, poesias, teatros de fantoches contando suas histórias, as possibilidades são infinitas!
Incentive seu filho a trocar conhecimento com os avós. A vovó pode ensinar a criança a cuidar do jardim, por exemplo, enquanto a criança ensina alguns truques de tecnologia. Todo aprendizado é positivo!
O importante é ensinar as crianças a valorizarem, amarem e respeitarem seus avós, afinal, além de serem pessoas mais velhas, são a herança das nossas famílias, compartilhando suas experiências, boas histórias, informações e ensinamentos sobre a vida, sempre com carinho e com aquele jeitinho que só eles têm. Uma criança que cultiva bons laços com seus avós é mais consciente de sua história, mais segura de si e mais feliz, por ter sempre ao seu lado pessoas que a amam! Feliz Dia dos Avós!!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO