EM 04/10/2021 AS 08:41

Dia dos Animais: carinho entre crianças e bichinhos!

No dia 04 de outubro, celebramos nossos amiguinhos peludos; é o Dia dos Animais! E, se você tem uma criança em casa, com certeza ela já pediu um bichinho de estimação como presente de Natal, Dia das Crianças ou aniversário. Se não pediu ainda, aguarde! Afinal, os bichinhos são como crianças de outras espécies, amigos fofos e brincalhões para os pequenos se divertirem mesmo em casa.

Se quer um bom motivo para adotar um pet, saiba que essa amizade traz muitos benefícios para a criançada, olha só:
Melhoram a autoestima e as habilidades sociais: Já foi provado em vários estudos que as crianças que crescem em um lar com bichinhos de estimação demonstram mais empatia, gentileza e autoestima para lidar com as interações sociais, tanto com outras crianças quanto com os adultos – e essa convivência se torna ainda mais determinante para as crianças mais velhas. Os pequenos que interagem com pets provavelmente serão adultos mais competentes socialmente do que as crianças que nunca tiveram um bichinho.
Amiguinhos para brincar: Alguns bichinhos são cheios de energia, e quase todos são ótimos companheiros nas brincadeiras! Um cachorrinho, por exemplo, está quase sempre disposto a brincar, garantindo que as crianças tenham uma oportunidade de interação social e exercício físico, que muitas vezes fazem falta no seu dia-a-dia em casa.
“Petcólogo”, um psicólogo animal sempre de plantão: Um cachorro ou gato pode tranquilamente funcionar como um confidente da criança. A maioria das crianças fala com os seus bichinhos de estimação e acredita que eles escutam, entendem como elas se sentem e às vezes até respondem do jeito deles, cumprindo a função de bons ouvintes, especialmente quando a criança estiver brava. As crianças sentem que isso as ajuda, e geralmente não querem falar da mesma forma com os pais ou com os irmãos, pois não sentem a mesma liberdade.
Respeito à vida dos bichinhos: Os pets estimulam o carinho e o cuidado das pessoas que estão ao seu redor, inclusive a criançada, que vai aprendendo desde cedo a ter afetividade por outros seres vivos e tratá-los com o respeito que merecem.
Evitam algumas conversas difíceis: As crianças estão sempre de olho nos animais de estimação, e, com eles, acabam aprendendo sobre a vida. Ao ter um cachorro ou um gatinho em casa, a criança vê algumas coisas que os pais podem ter dificuldade em comentar ou ensinar, como o acasalamento, a caça e a dor da perda quando o bichinho morre.
Lição prática de responsabilidade: Conforme cresce um pouco, a criança começa a entender o que é ter senso de responsabilidade e cuidado enquanto observa os pais dando comida, limpando e levando o bichinho ao veterinário. Com o tempo, ela vai querer fazer parte disso e poderá assumir pequenas tarefas, conforme veremos a seguir. Será algo muito gratificante e importante para o amadurecimento do pequeno.
Dicas para ensinar a criança a cuidar dos pets:
Uma das principais tarefas para ensinar as crianças a cuidar de seu bichinho de estimação é a alimentação. Comece fazendo junto, até que ele tenha a habilidade de fornecer os alimentos sozinho, na quantidade certa e sem derrubar no chão para não atrair formigas.
Estabeleça limites para evitar acidentes. Por exemplo: não se deve tentar tirar a comida ou recompensas quando os bichinhos estão comendo; também é importante ter cuidado com os olhos do amiguinho, não puxar seus pelos ou rabo, respeitar o seu espaço, etc.
Envolva as crianças no momento do banho do seu bichinho; a diversão é garantida, com grande chance de todos terminarem encharcados!
Transforme os exercícios com o animal de estimação em uma brincadeira em família! Que tal saírem todos juntos para passear com o pet? Levem ele até um parque ou uma praça onde seja permitido, brinquem de correr, de buscar, rolem juntos na grama – todos precisam disso às vezes!
Pentear o animal pode ser divertido – e eles adoram! Para fazer isso, demonstre primeiro e depois deixe que eles se divirtam.
Ajudar na limpeza (seja de uma casinha, um quintal ou uma caixa de areia) é a tarefa mais tediosa para ensinar, mas é importante que as crianças aprendam a cuidar do seu bichinho. Deixe claro que essas tarefas são sua responsabilidade e que o pet vai adorar ser cuidado, assim como elas gostam de serem cuidadas pelos pais, pois se trata de uma demonstração de amor!
Outras dicas para um convívio saudável entre crianças e pets:
Nunca deixar bebés ou crianças muito pequenas sozinhas com os animais de estimação.
Os pais devem ensinar as crianças a respeitarem os animais (não tratá-los como se fossem brinquedos) e a manterem uma distância de segurança quando o bichinho estiver se alimentando, doente ou agressivo por algum motivo.
A casa deve ser arejada e bem ventilada todos os dias, para manter o ar puro circulando, evitar odores, acúmulo de pelos e outros fatores que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças e alergias.
Ensine a criança a sempre lavar as mãos depois que estiver em contato com o bichinho, ou sua casinha, ou sua comida, ou a caixinha de areia, etc.
Para a casa, prefira pavimento de madeira envernizada ou piso, em vez de carpetes. Será mais fácil de limpar e diminui para todos a chance de alergias.
Se você adotar um bichinho de estimação e a criança manifestar sintomas alérgicos (comichão, espirros, olhos lacrimejantes ou vermelhos, corrimento nasal, entre outros), consulte o pediatra assim que possível para que ele indique o tratamento mais adequado.
A convivência entre crianças e bichinhos é super amistosa, carinhosa e amplamente recomendada. Agora que você já tem as principais dicas para manter a harmonia entre eles, é hora de adotar um amigo para curtirem juntos esse Dia dos Animais!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO