EM 15/07/2021 AS 11:18

Dia do Homem: Você sabia?

Sempre que se aproxima o Dia Internacional da Mulher, surge aquela pergunta: “Será que existe um Dia do Homem?” E a resposta é SIM! O dia 15 de julho é todinho deles, e hoje você vai saber um pouco mais sobre essa data importante.

Como surgiu a data?
No Brasil, o dia dedicado aos homens é 15 de julho, mas em vários países a celebração acontece em 19 de novembro, data global definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Por aqui, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores, em 1992. Desde então, ela vem ganhando cada vez mais destaque, principalmente entre autoridades, empresas e instituições especializadas na saúde dos homens, e é por isso que celebramos em uma data especial.
Como se tratava do tema da saúde e bem-estar dos homens, que não era muito explorado, um médico de Trinidad e Tobago propôs essa ideia à comunidade internacional. Assim, em 1999, foi instituído o dia 19 de novembro para dar destaque a esse objetivo tão importante.
Desde então, cada vez mais campanhas vêm sendo feitas em muitos países com o objetivo de conscientizar os homens da importância de cuidarem do seu próprio corpo e de sua saúde física e mental.

Por que devemos nos lembrar dessa data?
Assim como acontece no dia dedicado às mulheres, o Dia do Homem tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para problemas e situações próprias do sexo masculino, assim como realçar o papel dos homens na família e na comunidade.
Entre as principais doenças que atingem os homens, o grande destaque vai para o câncer de próstata, mas problemas causados pelo consumo excessivo de cigarros e bebidas também são colocados em debate.
Outro tema importante para reflexão no dia dedicado aos homens diz respeito à igualdade entre os gêneros masculino e feminino, principalmente falando sobre condutas machistas e o feminismo radical, que muitas vezes acaba por diminuir o papel dos homens na família, na vida social e profissional – uma discussão super importante nos dias atuais!
A data também é importante para que possamos observar e conversar sobre a realidade do homem contemporâneo, afinal, sabemos que os homens de hoje já não seguem aquele padrão de comportamento do século passado, nem na família, nem no trabalho e nem com os amigos. O Dia do Homem é, assim, uma ótima ocasião para ressaltar as coisas boas nessa recente transformação.
Aproveite o dia 15 de julho para celebrar a presença e a influência positiva dos homens que façam parte da sua vida. Dê presentes, dê carinho, dedique um pouco do seu tempo a fazê-los um pouco mais feliz; pode ter certeza de que eles vão gostar de receber o amor da família que ajudaram a cultivar! Feliz Dia do Homem!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO