EM 10/07/2020 AS 08:03

Dia da Pizza: receitas deliciosas para celebrar a data com os pequenos!

A pizza é um dos pratos preferidos dos brasileiros, tanto que até celebramos o dia 10 de julho como o Dia da Pizza! Para comemorar essa data da melhor forma, o post de hoje traz algumas ideias de receitas deliciosas para você preparar em casa junto com a criançada!

De onde vem a pizza?

Ao contrário do que muitos pensam, tudo indica que a pizza não nasceu na Itália! Isso mesmo! A história da pizza tem início há cerca de seis mil anos, entre os egípcios, hebreus e gregos. É claro que, na época, ela não era como conhecemos hoje, e sim um tipo de massa à base de farinha conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea”, e parecida com o pão sírio. Os povos antigos tinham o costume de rechear essas massas com carnes e cebola e assar em tijolos ardentes.

Durante as Cruzadas, esse costume chegou aos portos da Itália, e, dali, começou a se espalhar mais e mais, com cada povo alterando a massa, recheios e coberturas conforme sua própria cultura.

A pizza tornou-se realmente famosa no fim do século XIX, graças à habilidade do primeiro grande pizzaiolo da história, dom Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita – a quem ele homenageia com a criação de uma pizza imitando as cores da bandeira italiana (branco, vermelho e verde), utilizando para isso mussarela, tomate e manjericão. A rainha apreciou tanto este prato que dom Raffaele decidiu batizá-la de Margherita.

No Brasil, a pizza chegou com os imigrantes italianos, tornando conhecido o bairro paulista do Brás, onde muitos deles viviam na cidade de São Paulo. Até 1950, o prato era praticamente exclusivo dos italianos, mas a delícia do seu sabor acabou se disseminando por todo o país, tornando-se rapidamente um elemento cultural do Brasil.

O Dia da Pizza surgiu graças a um concurso realizado em 1985 para eleger as melhores pizzarias de São Paulo. A repercussão foi tanta que a data do concurso, 10 de julho, acabou sendo escolhida como um dia especial para celebrarmos essa maravilhosa massa!

As melhores receitas para celebrar o Dia da Pizza!

Massa caseira

Ingredientes:

225 g de farinha de trigo

½ colher (chá) de sal

½ colher (chá) de fermento biológico instantâneo

150 ml de água morna

1 colher (sopa) de azeite extravirgem

cobertura a gosto

Como fazer:

Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela grande e abra uma cova no centro. Junte a água e o azeite e misture com uma colher de pau, até formar uma massa pastosa, mas consistente.

Ponha a massa em uma superfície enfarinhada e sove por 7-10 minutos, até ficar macia e elástica. Ponha a massa em uma tigela untada e cubra com um pano de prato limpo e úmido. Deixe crescer em local aquecido por 1 hora, ou até dobrar de tamanho.

Preaqueça o forno a 220ºC. Unte uma assadeira com azeite. Dê soquinhos na massa para retirar bolhas de ar.

Separe pedaços em bolinhas pequenas que você vai utilizar para transformar em um disco pequeno de pizza (cerca de 150g)

Enfarinhe o rolo de massa e a superfície de trabalho. Sove a massa por 2 a 3 minutos e abra-a com o rolo até formar um círculo.

Como sovar

Segure a ponta da massa com uma mão e ponha a base da outra mão no meio dela. Empurre a mão da frente, esticando a massa. Pegue a ponta da massa com a mão da frente e dobre-a sobre a parte mais alta, formando uma bola. Repita até atingir o ponto.

Sugestões de recheios saudáveis para os pequenos

Abobrinha: Corte em fatias finas, no sentido do comprimento, e grelhe na frigideira com um fio de azeite. Coloque as fatias de abobrinha por cima da massa e, sobre elas, bolinhas cortadas ao meio de muçarela de búfala ou fatias da muçarela tradicional.

Brócolis: Dê uma leve fervida para depois refogar com um pouquinho de alho no azeite. Cubra a massa da pizza com molho de tomate, depois coloque os brócolis picados e, por cima, o queijo que seu filhote mais gostar: vale muçarela tradicional, de búfala, queijo tipo cottage ou até um parmesão ralado.

Espinafre: Lave as folhas, refogue na frigideira quente com manteiga e coloque por cima da massa de pizza. Cubra com molho de tomate e ricota.

Alcachofra Depois de cozinhar e retirar as pétalas e os “espinhos”, pique e refogue o coração da alcachofra com azeite e alho em uma frigideira. Cubra a massa da pizza com molho de tomate, coloque a alcachofra picadinha e bolinhas de muçarela por cima.

Couve: Pique a verdura bem fininha e refogue na manteiga com alho. Cubra o disco de pizza com molho de tomate, fatias da muçarela de sua preferência e coloque a couve por cima.

“Pizza de pão”, uma ideia rápida e deliciosa para as crianças

Ingredientes, para 6 porções:

6 pães tipo libanês do tamanho de uma frigideira com 20 cm

6 colheres (sopa) de molho de tomate pronto

6 fatias de presunto cru

1 cebola cortada em anéis finos

150 g de queijo muçarela ralado

200 g de flores de brócolis

12 dentes de alho

6 colheres (sopa) de azeite extra virgem

Como fazer:

Essas pizzas podem ter pedaços de presunto cru ou de tomates, abobrinhas ou berinjelas. Espalhe uma colher de sopa de molho de tomate em cada pão, espalhe os anéis de cebola, algumas flores de brócolis, os dentes de alho amassados e queijo de acordo com o gosto de cada um. As crianças geralmente preferem a combinação de presunto com tomate e queijo, mas você pode adicionar manjericão fresco e variar nos recheios e coberturas conforme preferir.

Aqueça uma pizza de cada vez no forno alto por 5 a 10 minutos. O legal é ir preparando e comendo, uma refeição mais dinâmica e que pode ser preparada a qualquer hora!

Super simples: pizza 4 queijos de liquidificador!

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de leite

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 ovo

1/2 colher (sopa) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de azeite

1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado

1/2 xícara (chá) de queijo prato ralado

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola amassado

Óleo e farinha de trigo para untar

Orégano para polvilhar

Como fazer:

No liquidificador, bata o leite, a farinha, o ovo, o fermento e o óleo até ficar homogêneo. Despeje a massa em uma forma de pizza grande, untada e enfarinhada, e leve ao forno alto, preaquecido, por 5 minutos. Retire do forno, espalhe o azeite, a muçarela, o queijo prato, o queijo parmesão, o gorgonzola e polvilhe com orégano. Volte para o forno médio e asse por mais 20 minutos ou até a massa ficar crocante e o queijo levemente dourado. Super fácil e deliciosa!

Mini-pizza

Ingredientes da massa:

200 g de farinha de trigo

1 pitada de açúcar

2 pitadas de sal

80 ml de água morna

4 g ¼ de tablete de fermento biológico

1 colher (chá) de azeite

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Como fazer:

Em um copo, junte a água e o fermento biológico, misturando bem até dissolver. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o sal, o açúcar e o azeite. Acrescente o fermento dissolvido e misture bem. Trabalhe a massa com as mãos até que fique lisa e uniforme. Faça uma bola com a massa e envolva em filme. Deixe a massa descansar por 1 hora.

Retire o filme e divida a massa em 8 porções iguais. Faça uma bolinha com cada uma das porções e deixe descansar por mais 1 hora.

Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo duas assadeiras médias.

Polvilhe com farinha de trigo uma superfície de trabalho limpa. Com a ajuda de um rolo, abra cada bolinha de massa até obter um minidisco de pizza bem fininho. Distribua as pizzas nas assadeiras e leve ao forno para assar por 10 minutos, ou até que fiquem levemente assadas. Retire do forno e reserve. Mantenha o forno ligado.

Sugestão de cobertura

200 g de muçarela de búfala ou muçarela em fatias

8 rodelas de tomate

8 colheres (sopa) de molho de tomate para pizza

folhas de manjericão a gosto

azeite a gosto

Como fazer:

Se usar muçarela de búfala, corte as bolinhas em fatias finas.

Espalhe 1 colher (sopa) de molho de tomate sobre cada minipizza.

Cubra o molho de tomate com algumas fatias de queijo e finalize com uma rodela de tomate para cada minipizza. Dê o toque final com folhas de manjericão a gosto.

Regue com um fio de azeite e leve ao forno por mais 5 minutos, ou até que a muçarela derreta. Depois é só servir!

Para a sobremesa: pizza trufada de morango!

Ingredientes:

Massa

1 tablete de fermento biológico fresco (15g)

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de óleo

1 xícara (chá) de água morna

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio

1 lata de creme de leite

400g de chocolate meio amargo picado

2 caixas de morangos (600g)

Raspas de chocolate ao leite para decorar

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Como fazer:

Em uma tigela, coloque o fermento, o sal, o açúcar e misture até formar um líquido. Acrescente o óleo, a água e a farinha, aos poucos, até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Sove bem a massa, divida em duas partes, deixe descansar por 15 minutos ou até dobrar de volume. Abra as massas, com a ajuda de um rolo, coloque em uma forma, fure com um garfo e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar.

Derreta o chocolate em banho-maria e misture ao creme de leite. Espalhe sobre as pizzas e leve ao forno por 5 minutos. Retire, distribua os morangos cortados ao meio, decore com as raspas de chocolate, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva, para a festa dos pequenos – e dos adultos também!

Leve a criançada para a cozinha!

Os pequenos adoram pizza e também adoram colocar a mão na massa, mexer, testar, ver as diferenças, aprender as coisas na prática – então aproveite essa oportunidade de fazer pizza em casa para realizar uma atividade envolvendo a família toda! Para as crianças, cozinhar é uma chance de fazer uma pequena bagunça em casa com todo o apoio dos pais, então essa experiência tende a ser super divertida para todos!

Dependendo da idade, a criança pode ajudar a separar os utensilios -e ingredientes que serão usados, a mexer as misturas, ler as instruções da receita e até mesmo aprender sobre medidas, organização, trabalho em equipe e seguir instruções – lembre-se apenas de manter os pequenos longe de fogões, panelas, objetos que possam quebrar ou causar ferimentos.

Com cada um fazendo a sua parte, o resultado será um Dia da Pizza delicioso, cheio de aprendizado, risadas e momentos de união que ninguém vai esquecer!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO