EM 25/11/2023 AS 09:00

Dia da Madrinha: o amor perfeito entre dinda e afilhado

Você sabia que, um mês antes do Natal, existe uma outra data comemorativa super bonita e especial? É o Dia da Madrinha, celebrado em 25 de novembro!

No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre essa relação linda de amizade, amor e cumplicidade que existe entre a dinda e seus afilhados. Você foi convidada para ser madrinha por uma irmã, prima ou amiga e está super feliz com isso? Então esse pequeno texto é para você!

Aorigem da tradição

Não há um fato ou relato que defina a data de 25 de novembro como Dia da Madrinha, a data apenas foi popularizada com o tempo para homenagear essa figura tão querida em nossas vidas. Por outro lado, existem registros históricos da presença de madrinhas na sociedade desde o século II; hoje em dia, elas estão presentes na maioria das culturas e em várias religiões, sempre tendo seu papel ligado à orientação e apoio para a família.

Ser madrinha é...

Ser madrinha é ser especialmente escolhida para receber o amor de uma criança. É pertencer a um pequeno ser e cuidar dele como cuidaria de um filho – um filho que nasceu no seu coração.

A madrinha é um modelo para a família, a conselheira dos pais e o porto seguro dos afilhados. Ela está sempre por perto, celebrando nossas vitórias, incentivando nas derrotas e vivendo junto cada pequena alegria e tristeza. A presença dela no dia a dia traz a mistura perfeita de um amor eterno com a amizade mais sincera.

Aos olhos de uma criança, ter uma madrinha é como ter uma segunda mãe, e esse amor de mãe é super importante para ajudá-la a descobrir o mundo, suas próprias qualidades, limites e preferências. Para os pequenos, é raro ter uma pessoa adulta em quem se possa confiar além do papai e da mamãe, e a madrinha é essa fonte de segurança tão essencial, muitas vezes assumindo a missão de ser uma “amiga mais velha” que está sempre ali para dar um carinho, um conselho e um bombom.

Dicas para ser uma dinda muito amada

  • Se puder, seja aquela madrinha engraçada e carinhosa: nada conquista mais o coração de uma criança do que uma pessoa que demonstre carinho e a faça rir. Faça um cafuné gostoso no soninho depois do almoço, peça para que a criança ensine seus jogos preferidos, desenhem juntos, etc. Tire um tempo de qualidade para demonstrar o carinho que você tem pelo seu afilhado(a).
  • Esteja por perto sempre que puder: mesmo que vocês morem um pouco longe, reserve algumas datas (pelo menos a cada dois ou três meses) para fazer algo especial com seu afilhado. Você pode lhe dar aulas de culinária, de patinação, sair para comprar roupinhas novas da Kyly, ir ao cinema, ao zoológico... as opções são infinitas! Se morar pertinho, melhor ainda. Peça que os pais deixem você buscar a criança na escola às vezes, leve o pequeno ao shopping, ao parque, tomem um banho de piscina, convide a família para um cafezinho... o importante é estar presente!
  • Fique conectada: Dica especial para a dinda que mora longe, mas que vai funcionar para todas quando o afilhado se tornar adolescente. As redes sociais e outros aplicativos de comunicação online são ótimas formas de estabelecer um vínculo e manter contato com os afilhados. Esteja sempre atenta ao que a família posta, mande mensagens particulares, faça chamadas de vídeo, compartilhe memes engraçados sobre os gostos que vocês têm em comum... e demonstre o seu amor sempre que sentir uma oportunidade nunca deixe de demonstrar seu amor, deixando claroque estará com eles para o que for preciso, mesmo de longe.

  • Não esqueça os momentos especiais: A melhor madrinha do mundo sempre aparece com um presentinho especial nas festinhas, no Natal, na Páscoa, aniversário – mas também na final do campeonato de vôlei, na entrega do boletim e no primeiro dia do cursinho. As crianças costumam ficar bem agitadas em todos esses momentos, e a presença da dinda é importante para oferecer carinho, apoio e palavras de incentivo.
  • Seja um bom exemplo: Quando os pais escolhem uma madrinha, eles procuram alguém com bons valores para ensinar ao seu filho. Você deve ser confiável, segura, responsável e equilibrada, para que a família veja em você um porto seguro para toda a vida.

O ato de escolher uma madrinha é um momento marcante na vida da família. É uma celebração de amor, confiança e compromisso. Ser madrinha ou padrinho é ter uma oportunidade única de fazer a diferença na vida de uma criança, ajudando-a a crescer com a segurança de que existem pessoas adicionais em sua vida além dos pais.
E além de estar presente na vida da criança, um dos papeis das madrinhas também é ser a conselheira da família, auxiliando os pais e sendo parte de sua rede de apoio.

Você é madrinha de uma criança? Então, parabéns pelo seu dia! Ser madrinha é um compromisso de amor, carinho e cuidado que dura para sempre e é uma responsabilidade especial que proporciona experiências muito gratificantes.

comments powered by Disqus


COLEÇÃO