EM 13/08/2021 AS 08:29

Dia da Gestante: vamos celebrar com as mamães!

Em 15 de agosto, celebramos o Dia da Gestante, uma data reservada para conversar sobre um dos momentos mais importantes e especiais na vida das mulheres. Por isso, o post de hoje é dedicado a cada futura mamãe que nos acompanha, afinal, a gestação é o momento de maior aproximação com o seu bebê, um tempo de alegrias e descobertas que merece sempre ser lembrado!

Entenda as fases da gravidez
A gestação é um período de muitas mudanças físicas e psicológicas para a mulher. Ela precisa aprender a lidar com a transformação do seu corpo e todos os preparativos para o nascimento e primeiros momentos da vida do bebê, além de toda a pressão por estar gerando uma nova vida dentro de si. Não é fácil, né? Para simplificar, podemos dividir a gravidez em algumas fases, e isso talvez ajude você a lidar com cada questão no seu próprio tempo:
Fase 1 – até os três meses: Nos primeiros três meses de gestação, o corpo da gestante praticamente não se desenvolve fisicamente e a barriga quase nem aparece, mas, por dentro, as transformações estão a mil com a diminuição na produção de alguns hormônios para focar na produção de outros – por isso é a temida fase dos enjoos. É nesse período também que os órgãos principais do bebê se desenvolvem, então é tempo de cuidados redobrados com postura, stress e alimentação, além do início dos exames pré-natais, essenciais para saber se está tudo bem com a mamãe e com o bebê.
Fase 2 – até os seis meses: Antes de chegar ao segundo semestre da gestação, as mudanças físicas ficam cada vez mais evidentes. A barriga começa a ganhar formato e volume, os seios aumentam e começam a produzir leite e todo o corpo reage a essas mudanças, podendo haver dores musculares, desconforto e inchaços que afetam as atividades diárias e até o humor da mamãe. É o tempo de ter paciência e se cuidar ainda mais, pois o bebê está se desenvolvendo rapidamente! Nesse momento, algumas mães já podem sentir o pequenino se mexendo pela primeira vez.
Fase 3 – depois do sexto mês: A última fase começa na 28ª semana e vai durar até a 40ª semana, em geral, mas alguns bebês apressadinhos podem nascer um pouco antes. Nessa reta final, é preciso descansar bastante, pois a barriga fica cada vez mais pesada e encontrar uma posição para dormir pode não ser tão fácil. Durante esse período, também é essencial que a gestante tenha uma alimentação saudável, afinal, ela precisa de forças para si mesma e também para um bebê que está ficando cada vez maior. A companhia e apoio das pessoas amadas é essencial nesse momento, pois o grande dia está chegando e os nervos estão à flor da pele!
Um dia de conscientização
Para celebrar essa data tão especial, em alguns lugares são oferecidos cursos rápidos sobre como dar banho no pequenino, como trocar as fraldas, dicas para amamentar, cuidados para garantir a segurança do bebê, enfim, toda o aprendizado necessário para a formação de boas mamães e papais. Dependendo da cidade, o governo local também oferece ultrassom gratuito para as mulheres que precisem, além de contratar equipes de nutricionistas e médicos que vão orientar a mamãe sobre a alimentação, exercícios e cuidados em cada fase da gestação – um verdadeiro mutirão de conscientização!
Ah! Os homens também são convidados a participar das atividades, já que eles também precisam aprender muita coisa nesse período, por isso a troca de experiências com outros pais também é super recomendada!
O Dia da Gestante foi criado, principalmente, para conscientizar as mulheres sobre a importância do seu papel, além de ser um momento especial para ela refletir sobre o momento que está vivendo e entender como será o futuro com o seu bebê.
Se você conhece uma futura mamãe, ofereça a ela seu apoio e ombro amigo, e lembre-se dela no dia 15 de agosto! A gestação é um período de muita sensibilidade, e ela vai amar receber uma ligação, uma mensagem ou um mimo seu nesse momento. Feliz Dia da Gestante, mamães!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO