EM 08/12/2023 AS 11:37

Dia da Família - dicas para curtir cada momento!

No Dia da Família, celebramos o alicerce de amor e apoio que nos sustenta. É uma oportunidade única para fortalecer laços, criar lembranças e cultivar a conexão que nos une. Seja através de um simples almoço em família, uma tarde de jogos ou um passeio no parque, cada momento compartilhado é valioso. Por isso, o post de hoje traz dicas para todos curtirem ao máximo cada momento em família, afinal, o que é mais importante do que passar cada minutinho na companhia de quem amamos?

Vão viajar? Brinquem pelo caminho!

As viagens de férias são uma delícia, né? Mas, muitas vezes, as crianças não têm paciência para ficarem horas dentro do carro, querem chegar logo ao lugar escolhido para poderem correr e brincar. Pensando em tornar esse momento mais divertido para todos, sugerimos algumas brincadeiras para fazer com os pequenos durante a viagem. Olha só:

• Contagem de carros coloridos: Vermelho, azul, verde, amarelo... cada um escolhe uma cor e vocês podem competir para ver quem encontra mais carros da cor que escolheu. Como hoje em dia existem muitos carros pretos, brancos e em tons de prata/cinza, esse jogo de cores é bem desafiador!

• Histórias colaborativas: Você começa a contar uma história no início da viagem (pode ser sobre um grupo de amigos animais, sobre uma família viajando para o espaço, sobre alguém que perdeu algo importante, etc., seja criativo!), e cada pessoa no carro adiciona uma parte à história, criando uma narrativa única cheia de imaginação. Se puderem gravar ou escrever essa história original para compartilhar depois, melhor ainda!

• Jogo das Placas: Leia as placas do caminho (outdoors, placas de comércios, etc.) em voz alta e invente histórias baseadas nas palavras ou nos temas de cada uma. Já pensou uma história começar na lanchonete, passar pelo salão de beleza e terminar no zoológico? Risadas garantidas! Ah, os maiorzinhos podem treinar a leitura nesse momento também, se desafiando a ler as placas antes que elas “passem”.

• Cantoria em família: Sabe aquelas músicas que as crianças adoram e até você acabou decorando a letra de tanto que elas ouvem? Faça uma playlist e soltem a voz juntos! A lista pode ter músicas que cada um goste também, o importante é cantar com alegria e não desafinar!

• Bingo da estrada: Árvore seca. Casa cor-de-rosa. Um cachorro. Trilhos de trem. Podemos ver tantas coisas no caminho, né? Crie cartelas com objetos que podem ser avistados durante a viagem e marquem todos os que forem vistos. Quem ficar distraído e esquecer de marcar, perde.

Vão ficar em casa? Não deixe faltar a diversão!

Quem disse que passar as férias em casa é “chato”? Com imaginação, energia e as nossas dicas de brincadeiras, ninguém vai ficar entediado e todos vão se divertir muito, mesmo sem sair de casa!

• Caça ao tesouro: Sabe aquele brinquedo que os pequenos queriam muito e você finalmente conseguiu para eles? Ou ingressos para o parque de diversões? Ou um super kit de guloseimas para as férias? A caça ao tesouro é a forma mais divertida e emocionante de fazer essa entrega! Esconda o presente em algum lugar da casa e crie várias pistas para uma busca cheia de aventura. A brincadeira pode incluir fantasias de piratas, mapas com X indicando o tesouro, charadas, quebra-cabeças e até pequenos desafios de matemática – e a emoção de encontrar o tesouro será inesquecível!

• Dia do chef mirim: Macarronada, pão de queijo, cupcakes... Qual o prato favorito das crianças? No Dia do Chef Mirim, todos vão para a cozinha e participam juntos da preparação dessa delícia! Cozinhar é super educativo para os pequenos: ensina sobre trabalho em equipe, organização, conceitos de matemática, etc., sem contar que eles adoram colocar a mão na massa!

• Noite dos jogos de tabuleiro: Sem mistérios aqui: escolham os jogos favoritos da família para uma noite cheia de diversão e desafios. Do xadrez ao banco imobiliário, todos vão se divertir, e vocês ainda podem incluir outros jogos na mesma vibe dos tabuleiros, como jogo da forca, stop, “quem sou eu?” e até o clássico jogo da velha!

• Desfile de moda em casa: Quem é o mais fashion da família? Com as roupas divertidas da coleção Kyly e muita criatividade, dá para transformar a sala em uma verdadeira passarela! Aposte em pintura facial, aqueles adereços de festinhas estilo flashback, orelhas de animais, um penteado bem diferentão... as crianças adoram se produzir dessas formas nada convencionais!

• Camping indoor/Cabana: Se tiver um espaço legal fora de casa, vale apostar em um verdadeiro acampamento: monte barracas, leve sacos de dormir, lanternas e marshmallows, contem histórias e desfrutem de uma noite perfeita em família! Se não tiver tanto espaço, uma cabana na sala é a solução perfeita: basta colocar algumas cadeiras de costas uma para a outra e um cobertor grande por cima, e está pronto seu acampamento em casa. Se preferir, utilize o sofá, um varal de roupas, dá até para personalizar o espaço embaixo da mesa mesmo! Espalhe colchonetes, edredons, almofadas, prepare lanchinhos e brincadeiras, pois a noite promete ser divertida!

Filmes novos e antigos para assistir em família

E se chover? Já listamos aqui no blog as melhores brincadeiras para dias de chuva [https://blog.kyly.com.br/blog/brincadeiras-para-os-dias-de-chuva], mas um bom filme é sempre uma ideia que agrada a todos, né? Então prepare a pipoca, aquele suco de frutas delicioso, espalhe almofadas pela sala e confira nossas sugestões, que vão desde obras recentes até os clássicos da sua infância!

• "O Rei Leão" (1994): Uma clássica história de amizade e coragem com uma trilha sonora incrível!
• "Frozen: Uma Aventura Congelante" (2013): Uma aventura gelada sobre poder e o amor entre duas irmãs.
• "Toy Story" (1995): A emocionante jornada dos brinquedos que ganham vida e vivem sua própria história.
• "Moana: Um Mar de Aventuras" (2016): Uma viagem inspiradora cheia de ação e autodescoberta pelos oceanos.
• "Procurando Nemo" (2003): Uma aventura submarina repleta de risadas e emoções, acompanhando um peixinho perdido e o pai que procura por ele.
• "Sing: Quem Canta Seus Males Espanta" (2016): Animação perfeita para a família que ama o mundo da música, com performances épicas e personagens cativantes.
• "A Bela e a Fera" (1991): Uma história clássica sobre amor e aceitação, com muita magia e bichinhos fofos!
• "Pantera Negra" (2018): Uma jornada épica protagonizada por um dos heróis mais aclamados do universo Marvel.
• "Shrek" (2001): Uma comédia animada que encanta todas as idades com suas sátiras e um casal nada convencional.
• "Viva, a Vida é uma Festa" (2017): Uma celebração da cultura mexicana e da importância da família, de geração em geração.

Para a hora de dormir, também temos dicas de leitura: https://blog.kyly.com.br/blog/dia-nacional-do-livro-descobrindo-novos-mundos

Sabemos que não é fácil manter a criançada entretida, mas as férias em família podem ser uma jornada de alegria e conexão. De filmes emocionantes a brincadeiras empolgantes, cada momento é uma oportunidade de aprofundar nossos laços, compartilhar sorrisos e criar lembranças para o futuro – afinal, não há nada melhor do que passar um tempo de qualidade com quem amamos!

comments powered by Disqus


COLEÇÃO