EM 31/05/2021 AS 14:55

Deliciosas receitas típicas de São João para fazer em casa!

As festas de São João são super importantes na cultura do Brasil, além de essa ser uma das datas favoritas da criançada! Então, já que a ideia é festejar em casa, que tal entrar no clima junino com algumas receitas da culinária típica das festas? Chame as crianças para a cozinha e vem com a gente!

PRATOS SALGADOS
As crianças vão adorar: Torta cachorro-quente
Ingredientes:
3 ovos
3/4 de xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
1 colher (sopa) de fermento em pó
Recheio
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena picada
1 pimentão pequeno verde cortado em cubos
4 tomates sem pele e sem sementes picados
Sal a gosto
1 colher (sopa) de salsa picada
5 salsichas aferventadas
Como fazer?
No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o amido de milho, o leite, a farinha de trigo, o queijo ralado, o sal e o fermento.
Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola, refogue o pimentão e acrescente o tomate. Tempere com o sal e deixe cozinhar no fogo brando até o tomate se desmanchar. Polvilhe a salsa. Corte as salsichas ao meio no sentido do cumprimento. Unte com margarina um refratário, ponha metade da massa, espalhe o molho frio e distribua as salsichas. Cubra com restante da massa e leve para assar durante 40 minutos ou até dourar. Dica: Sirva esta torta com ketchup e mostarda para dar um gostinho especial.
Fofinho e gostoso: Bolo salgado de fubá
Ingredientes:
4 ovos;
1 xícara (chá) de leite;
3 colheres (sopa) de margarina;
Sal a gosto;
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado;
2 xícaras (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó;
1 cebola picada;
1 pote de iogurte natural;
1 colher (sopa) de salsa picada;
Como fazer?
No liquidificador, bata os ovos, o leite, a margarina, o sal, o queijo ralado e, aos poucos, o fubá. Junte o fermento, a cebola, o iogurte e misture a salsa. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar no forno preaquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até dourar. Dica: Sirva com tomate cereja, folhas de manjericão e regue com azeite.
Delicioso cuscuz de linguiça com requeijão
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
200g de linguiça calabresa defumada picada
2 tomates sem pele e sementes
1/2 xícara (chá) de molho de tomate
1 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes
1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas
Sal e pimenta a gosto
100g de margarina
1 pote de requeijão
3 xícaras (chá) de farinha de milho.
Como fazer?
Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola, o alho e frite a linguiça. Junte o tomate e refogue por 2 minutos. Adicione o molho de tomate, o caldo de legumes, a azeitona, a ervilha e deixe levantar fervura. Coloque no fogo brando, misture a margarina, o requeijão, o sal, a pimenta e a salsa. Desligue o fogo, misture a farinha de milho até formar uma massa. Coloque em uma forma, pressione com uma colher, cubra com filme plástico e deixe descansar por 20 minutos. Desenforme e sirva em seguida.
PRATOS DOCES
O queridinho das festas de São João: pé-de-moleque!
Ingredientes
1/2 kg de amendoim torrado e descascado
1/2 kg de açúcar
1 lata de leite condensado
3 colheres de margarina
Como fazer?
Leve ao fogo o amendoim, o açúcar e a margarina, mexendo sempre. Quando começar a formar uma calda, acrescente o leite condensado e mexa bem até soltar do fundo da panela, como um brigadeiro. Coloque a receita num tabuleiro untado com margarina e deixe esfriar. Depois de frio, é só cortar em pedaços e se deliciar.
Super fácil: Paçoca de biscoito
Ingredientes
500 g de amendoim torrado sem pele;
1 pacote de biscoito tipo maisena;
1 lata de leite condensado.
Como fazer?
Triture o amendoim e o biscoito maisena no processador ou no liquidificador. Transfira para uma tigela e misture o leite condensado aos poucos até obter uma massa homogênea. Ponha em um refratário untado com margarina. Leve à geladeira por 15 minutos e corte em quadradinhos.
A irresistível pipoca doce
Ingredientes
1 xícara (chá) de milho de pipoca
2 colheres (sopa) de óleo de soja
2 colheres (sopa) de água
1 xícara (chá) de açúcar
Como fazer?
Em uma panela de fundo fino e tamanho médio, misture o milho, o açúcar, o óleo e a água. Leve ao fogo mexendo sempre com uma colher até o milho começar a estourar. Quando começar a estourar, tampe a panela e mexa sem parar para que o caramelo não queimar. Certifique-se que todas as pipocas estouraram e é só apagar o fogo e colocar em um refratário que não seja plástico.
Antes de preparar as comidas, converse com os pequenos sobre quais são os pratos típicos dessa época aí na sua região. Quando sobrar um tempinho, que tal começarem a criar um caderno de receitas da família, todos juntos? Será um projeto divertido testar receitas e depois catalogar de uma forma bem criativa (com fotos, por exemplo), e vocês podem até separar um dia na semana só para isso!
As crianças adoram colocar a mão na massa! Elas gostam de aprender as coisas na prática, mexendo, testando, vendo as diferenças, e, para elas, cozinhar é uma chance de fazer uma pequena bagunça em casa com todo o apoio dos pais. Lembre-se apenas de manter os pequenos longe de fogões, panelas, objetos que possam quebrar ou causar ferimentos. Mantendo o cuidado, cada um pode fazer sua parte para ajudar na preparação das comidinhas, para uma festinha de São João bem gostosa em casa com a família!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO