EM 08/08/2021 AS 10:49

Curiosidades sobre o Dia dos Pais

Uma das datas mais esperadas pelas famílias, o Dia dos Pais é motivo de festa e alegria em todo o mundo. Mas você sabia que existem várias datas para essa celebração, dependendo do país? Confira essa e outras curiosidades no post de hoje!

Como surgiu?
O Dia dos Pais não foi inventado no Brasil. De acordo com uma lenda, há mais de 4 mil anos, um príncipe da Babilônia chamado Elmesu esculpiu em argila um cartão no qual desejava sorte, saúde e vida longa ao seu pai, e dizem que esse foi o primeiro Dia dos Pais do qual se tem notícia!
A história mais conhecida, porém, vem dos Estados Unidos, quando, em 1909, Sonora Louise Smart Dood criou essa data especial para homenagear o próprio pai, que era um veterano de guerra. De acordo com a história, ela teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais ao ouvir um sermão dedicado às mães, pensando que seu pai também merecia homenagens. Assim, em 19 de junho de 1910, foi comemorado oficialmente o primeiro Dia dos Pais.
Como chegou ao Brasil?
No Brasil, porém, o dia deles só foi comemorado pela primeira vez em 1953, em 16 de agosto. Ao contrário do que aconteceu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de uma homenagem local e simples, e sim como uma proposta nacional do jornalista Roberto Marinho para fortalecer os laços familiares. Por aqui, o Dia dos Pais já nasceu grande!
O Dia dos Pais pelo mundo
Pelo menos outros 11 países também comemoram o Dia dos Pais, mas cada um à sua maneira e tradição.
Na Grécia, essa comemoração é mais recente, já que surgiu do embalo do Dia das Mães, então os gregos ainda estão no processo de criar as tradições. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Na Itália, Espanha, Bolívia e Portugal, por exemplo, a festa acontece no mesmo dia de São José, 19 de março.
No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado sempre no terceiro domingo de junho, porém sem muitas festividades, já que os ingleses não costumam se reunir em família como fazemos aqui no Brasil. Assim, lá na terra da Rainha, é comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Na Argentina, a data também é festejada no terceiro domingo de junho, mas aí sim com reuniões em família, presentes e alegria.
O Dia dos Pais canadense é comemorado em 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque é considerada uma data mais comercial, para presentes e promoções.
Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Em uma celebração bem diferente e mais comunitária, eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
A data é comemorada no segundo domingo de setembro na Austrália, com muitas promoções e publicidade.
Assim como na Alemanha, a Rússia não celebra propriamente um Dia dos Pais. Lá, os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, em uma festa chamada de “o dia do defensor da pátria” (Den Zaschitnika Otetchestva).
Não existe nada mais especial do que o relacionamento dos pais com seus filhos, por isso a data de homenagear os pais também é super importante para as crianças, que se preparam e preparam suas lembrancinhas desde várias semanas antes. Então, aproveite esse momento especial em família, criando laços que valem mais do que qualquer presente! Feliz Dia dos Pais!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO