EM 01/04/2021 AS 17:08

Curiosidades sobre a Páscoa

As crianças adoram a festa de Páscoa! Além das cores alegres, das comidinhas gostosas e do clima de paz que marca a celebração, o dia ainda é marcado por presentes e brincadeiras como a caça aos ovos. Então, que tal aproveitar esses momentos em família e ensinar aos pequenos algumas curiosidades sobre a data?
Coelhos botam ovos de chocolate?
Se seu filho ainda não lhe perguntou isso, aguarde: logo sua vez chegará!
Favoritos das crianças, o coelhinho e os ovos são símbolos que foram associados à Páscoa ao longo dos séculos.
Para muitos povos, o ovo simboliza o nascimento, o início da vida. Já o coelho (que é um mamífero, inclusive) é conhecido por ter sempre grandes ninhadas de filhotes. Juntos, eles representam a fertilidade, a continuidade da vida, e por isso fazem parte da Páscoa, que hoje é, acima de tudo, uma festa para honrar com alegria a nossa vida.
Com o tempo, as indústrias de chocolate viram na tradição dos ovos uma ótima ideia para marcar a celebração da Páscoa e uniram as duas coisas: assim surgiram os Ovos de Páscoa.
A data da Páscoa muda a cada ano?
Sim! Durante o Concílio de Niceia, no ano 325 d.C, as autoridades determinaram que a Páscoa dos cristãos seria comemorada sempre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera (que aqui no hemisfério sul é o início do outono).
Partindo desse cálculo, que é adotado até hoje, podemos afirmar que a Páscoa, nos próximos anos, será comemorada nas seguintes datas:
2021: 4 de abril
2022: 17 de abril
2023: 9 de abril
2024: 31 de março
2025: 20 de abril
Ah! A partir desse cálculo, também é possível saber a data do Carnaval! Sete dias antes da Páscoa, a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, e exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos será a terça-feira de Carnaval – ou seja, o Carnaval acontece sempre 47 dias antes da Páscoa!
A lenda dos ovinhos coloridos
Há uma outra história para explicar a relação entre a Páscoa, os coelhinhos e a busca por ovos pintados, um conto super bonitinho para contar às crianças nessa época:
De acordo com a lenda, uma mulher muito humilde pintou alguns ovos de galinha e os escondeu em um ninho, para depois dá-los aos seus filhos como presente de Páscoa. Quando, sem querer, as crianças encontraram o ninho com os ovinhos coloridos, um grande coelho passou correndo por perto deles. Então, espalhou-se a história de que o coelho é quem tinha trazido os ovos para as crianças!
Existe árvore de Páscoa?
Assim como no Natal, a celebração da Páscoa também conta com uma árvore enfeitada: a Osterbaum, famosa “árvore de Páscoa”, é muito presente na cultura germânica.
Ao contrário da árvore de Natal, a Osterbaum é composta por galhos secos enfeitados com casquinhas de ovos pintadas pela criançada, e há várias versões que você pode criar em família mesmo, basta procurar tutoriais na internet para se inspirar e decorar a casa com estilo!
Agora que você sabe um pouco mais sobre a Páscoa, compartilhe essas histórias e curiosidades com os pequenos, afinal, trata-se de uma festa super importante e aguardada com ansiedade por eles! Aproveite o clima gostoso da Páscoa para curtir a companhia da família e se divertir com seus filhos; essa é a verdadeira celebração da vida.
Feliz Páscoa a todos que seguem conosco, sempre pensando no melhor para as nossas crianças!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO