EM 02/10/2020 AS 13:06

Curiosidades incríveis sobre as abelhas!

As abelhas são insetos incríveis, com um papel muito importante na natureza, já que o processo de polinização é vital para a sobrevivência de muitas espécies. Mas existem coisas sobre os nossos amigos listradinhos que pouca gente sabe, por isso, o post de hoje traz as curiosidades mais legais sobre as abelhas, para todo mundo aprender junto!

Curiosidades para ensinar aos pequenos:
Segundo os cientistas, as abelhas não deveriam voar, pois suas asas são muito pequenas e leves para aguentar o peso do corpo. Mas elas não ligam para isso e voam muito bem! Veja outros fatos curiosos sobre as abelhas:
A sociedade das abelhas
Assim como os formigueiros, as colmeias são sociedades super bem organizadas, onde cada abelha tem sua função e usa suas habilidades para o bem de todos:
Uma abelha normalmente possui cinco olhos, dois são aqueles grandes que todo mundo conhece, mas elas tem mais três pequenos que são usados para medir a luminosidade. E, apesar delas não enxergarem a cor vermelha, seus olhos conseguem algo realmente impressionante, sendo capazes de gerar imagens com um zoom de 60 vezes!
A geleia real é o único alimento da rainha durante toda a sua vida.
Cada colônia possui um odor específico, para que as abelhas possam identificá-lo e não errar de “endereço”.
Durante o inverno, as abelhas se concentram em um grande grupo na colmeia, para se manterem aquecidas e protegerem a rainha. Elas se alimentam do mel produzido nos meses mais quentes.
As abelhas rainhas põem até 3 mil ovos em um único dia.
Um enxame pode contar com até 100 mil abelhas.
A abelha rainha pode viver por até dois anos, enquanto as operárias não chegam a dois meses de vida.
Só as abelhas fêmeas possuem ferrões, os zangões não. A função deles é usar suas presas para proteger a colmeia de outros insetos que possam ameaçá-la, como vespas ou formigas.
O trabalho das abelhas
A polinização das flores é um dos trabalhos mais importantes da natureza, pois a saúde das flores garante a preservação de várias espécies de plantas, inclusive usadas por nós, humanos. Para a eficiência dessa tarefa tão fundamental, as abelhas têm características especiais:
As abelhas se comunicam entre si através de uma espécie de dança, durante a qual transmitem informações sobre a localização e distância das flores de determinada área. Quando acham um lugar com néctar, por exemplo, elas voam balançando o bumbum e formam um oito no ar para chamar as outras abelhas da colméia.
As asas das abelhas batem cerca de 180 vezes por segundo! É tão veloz que produz um som, o típico zumbido que ouvimos quando elas estão por perto.
Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.
Apesar de o cérebro das abelhas ser do tamanho de sementes de gergelim, esses insetos possuem memórias incríveis e são capazes de realizar cálculos complexos relacionados a distâncias e disponibilidade de alimento de determinada área.
Uma abelha visita entre 50 e 1.000 flores por dia.
Uma abelha voa a uma velocidade de 25 quilômetros por hora.
Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores.
As abelhas são os únicos insetos que produzem um alimento consumido pelos humanos; no caso, o mel.
Como é o processo de produção de mel?
Com a língua, a abelha recolhe o néctar das flores e o guarda em sua bolsa (vesícula melífera). Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha. A água evapora e o mel ganha uma consistência mais densa.
As abelhas mais experientes ensinam as abelhinhas mais jovens a produzir mel.
Como uma colmeia abriga até 50 mil abelhas e cada abelha produz 5 gramas de mel por ano, cada colmeia pode produzir, anualmente, 250 quilos de mel!
Dica: Não se deve colocar mel em vasilhas que guardam cheiros, pois o mel absorve os odores dos recipientes.
Na estação das flores, transforme sua filha em uma linda abelhinha!
A coleção Primavera-Verão 2021 da Kyly tem um look especial para as meninas que se encantaram com as curiosidades sobre as abelhas: um vestido maravilhoso, com modelagem soltinha, estampa frente e costas com listras e margaridas formando barrado, mangas com franzido e recorte vazado nas costas, um visual super fofinho para a pequena se divertir entre as flores, como uma verdadeira abelhinha! Compre online AQUI.
comments powered by Disqus


COLEÇÃO