EM 08/02/2021 AS 10:36

Crianças x mosquitos: como lidar com os insetos no verão?

O verão é a melhor época do ano para incentivar a criançada a curtir a natureza e brincar ao ar livre, aprendendo na prática como funciona o mundo à sua volta – mas os mosquitos também gostam do clima quente do verão, e, de repente, começam as coceiras e reclamações. E agora? Não se preocupe, o post de hoje ajuda você a garantir um verão mais feliz e livre de incômodos para os pequenos!

Como proteger os pequeninos?
Para afastar os bichinhos do bebê, o método mais inofensivo é o uso de telas nas janelas e mosquiteiros. Aparelhos de tomada e sprays podem ser prejudiciais, mas, se não houver saída, deixe o aparelho longe do local onde o pequenino vai dormir. Não esqueça de vesti-lo com roupas bem leves, mas que cubram a maior parte do corpo.
Assim como acontece com o protetor solar, os repelentes só podem ser usados em bebês com mais de 6 meses. Depois dessa idade, os repelentes são permitidos, mas, atenção: leia sempre o rótulo para conferir a idade mínima para uso e consulte também o pediatra do seu filho, ele vai indicar um repelente adequado para a idade e para a situação pessoal da criança.
Atenção: os mosquitos Aedes aegypti são encontrados em locais abertos e têm predileção pelo tornozelo, por isso é tão importante a dica de proteger os pequeninos com calças compridas, leves e claras (roupas escuras atraem os insetos) para evitar a picada. Outra dica excelente é manter as janelas fechadas ao nascer e pôr do sol, quando os bichinhos atacam mais.
Como aplicar repelente nas crianças?
Por segurança, aplique primeiro no antebraço e aguarde 24 horas. Se não houver reação alérgica, espalhe-o sobre todas as partes do corpo que estiverem expostas – com exceção de áreas com machucados, das mãos e do rosto, para o pequeno não inalar o veneno sem querer ou em um momento de curiosidade. Nas bochechas e na testa é permitido, desde que fique a dois dedos de distância dos olhos, boca e nariz.
Confira, no rótulo do produto, quando deve ser feita a próxima reaplicação, e lembre-se de que o produto deve ser removido no banho antes de a criança ir para cama. Se for usar o protetor solar na mesma ocasião, aplique-o e aguarde 20 minutos para só então passar o repelente.
O que fazer se a criança for picada?
Primeiro, é preciso lavar o local com água e sabonete, depois colocar uma compressa gelada no local, porém nunca colocar o gelo diretamente na pele.
Sabemos que é difícil, mas evite que a criança coce o local. Ao coçar, podem abrir pequenas fendas na pele e entrar bactérias por essas fendas por meio do contato com as unhas. Coçar demais também pode resultar em pequenas infecções, e aí será necessário buscar ajuda de um médico.
Para diminuir os perigos desses problemas, mantenha as unhas da criança bem cortadas e limpas.
Dicas simples para o bem de todos
Existem várias coisinhas bem simples que podemos adotar como hábito em nossa rotina e que ajudam a evitar a proliferação de mosquitos e outros insetos, principalmente no verão. Como esses bichinhos acabam incomodando a todos nós, a família toda deve ajudar!
Manter os reservatórios de água tampados ou cobertos com tela;
Manter a casa e o quintal limpos e sem água empoçada;
Trocar com frequência a água dos bichinhos de estimação;
Colocar areia nos pratinhos dos vasos;
Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise deles, guarde-os em local coberto e seco;
Verificar se nenhum ralo da casa está entupido. É importante limpá-los pelo menos uma vez por semana e mantê-los fechados se não estiver usando;
Guardar garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo;
Retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana e lavar a bandeja com sabão;
Eliminar os formigueiros do quintal ou, se isso não for possível, vestir a criança com calçados fechados nos momentos de brincadeira lá fora;
Não deixar ao relento recipientes que possam acumular água;
Nunca deixar alimentos descobertos em casa, pois é um convite para os insetos;
Não guardar materiais descartáveis desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde sempre em local coberto e abrigado da chuva;
Tratar adequadamente as piscinas com cloro. Se não estiver em uso, esvazie a piscina e cuidado para não deixar poças d’água;
Não deixar acumular água na parte de baixo das torneiras de bebedouros;
Eliminar as pulgas dos cães e gatos, pois elas também podem picar os seres humanos;
Se tiver lagos, cascatas ou espelhos d´água, procure mantê-los limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas;
Plantas como babosa, bambu, bananeira, bromélia, espada de São Jorge e gravatá podem acumular água e proliferar insetos, então dê bastante atenção a elas!
Agora sim, todos estão bem protegidos, os pais ficam mais tranquilos e a criançada pode curtir toda a alegria do verão, sem mosquitos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO