EM 20/09/2018 AS 17:37

Crianças e plantinhas = diversão garantida!


Essa semana começa a estação mais florida do ano. E que tal aproveitar a inspiração das flores para ensinar seus filhos a importância de cultivar plantinhas? Essa é uma atividade que aproxima os adultos das crianças, incentivam os pequenos a consciência ecológica e estimulam uma alimentação mais saudável. Então bora para as dicas?

  • Lugar:


Vocês moram em casa? Tem um espaço no jardim? Que tal arrumar um cantinho na hortinha, num espaço que permita à criança uma identificação com o seu projeto e que facilite a sua manutenção. Já para quem mora em apartamento, que tal fazer um vasinho personalizado? Podem utilizar potes plásticos transparentes ou vasos comprados em floricultura.

Ah só fiquem atentos para escolher um local com boa exposição solar (mínimo de 5 a 6 horas de sol direto por dia) e protegido do vento.



  • O que plantar?


Ajude a criança a escolher as espécies que ela gosta de ver, cheirar, tocar e não esqueça de algumas hortícolas que ela poderá comer, pois ela vai ficar muito animada em comer algo que ela mesma plantou!

Veja algumas dicas:


Hortícolas: tomate, pimenta, alface, curgete, pepino, beringela, morango, melão, melão, feijão verde, beterraba, espinafre, cebola, cebolinha…

Flores: camomila, crisântemo, fúchsia, gerânio, hibisco, impatiens, tagetes, sálvia, viola…

Plantas aromáticas: tomilho, alecrim, manjericão, menta, orégano, salsa, coentros… as flores e as plantas aromáticas podem ser utilizadas em saladas, em pratos cozinhados e como decoração.

  • Cuidados:

Alguns cuidados diários é essencial, como:

Regar : é muito importante. O composto deve ser mantido sempre úmido, sem estar encharcado.

Químicos: Não utilizar tratamentos químicos na horta.

Ervas daninhas: Procure observar constantemente se a horta está limpa, sem a presença de plantas e ervas desconhecidas. O crescimento de ervas daninhas pode atrapalhar o desenvolvimento das hortaliças plantadas, que passarão a disputar espaço, nutrientes e água com as intrusas.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO