EM 27/11/2020 AS 10:47

Crianças e bichinhos de estimação: uma relação de amizade e aprendizado!

Chega o aniversário, Natal ou Dia das Crianças e, de repente, seu filho aparece com um pedido inusitado: ele quer um bichinho de estimação, um novo amiguinho para amar, brincar e cuidar. E agora? Qual bichinho escolher? Que cuidados você precisa ter? Há vantagens em dar esse presente aos pequenos? O post de hoje fala sobre essa relação linda entre as crianças e os animais de estimação.

A melhor escolha para cada família
A ideia de ter um bichinho de estimação é empolgante, mas alguns fatores devem ser considerados na hora de definir a espécie, a raça ou o porte do animalzinho que será escolhido:
Saúde: Se a criança ou algum membro da família sofre de alergias e/ou é alérgico a um animal de estimação específico, a adoção de um bichinho não é aconselhável, infelizmente. E, mesmo em casos de famílias sem alergias, é importante saber que os animais domésticos podem ser agentes causadores de doenças, como a hipersensibilidade causada por cães e gatos, que se manifestam em forma de asma ou rinite. O sistema de defesa do corpo deve estar sempre em dia para lidar com essas condições da melhor forma.
Segurança: Entre uma e outra brincadeira, até os animais mais dóceis podem magoar ou machucar as crianças, principalmente as mais pequenas. Os pais devem ter consciência de que a criança pode ser arranhada ou mordida às vezes e não culpar o animal, mas educá-lo.
Espaço: Você mora em um lugar grande ou pequeno? É bem arejado? Tem um quintal, jardim ou varanda? Tudo isso deve ser considerado na hora de escolher um bichinho para a família. Algumas espécies não são permitidas em apartamentos, por exemplo; já cães de porte médio ou grande precisam de espaço para correr e gastar energia.
Tempo: Você não está comprando um brinquedo, está sendo responsável por uma vida! E aí, a família terá um tempo para dedicar às necessidades do bichinho? Quem vai levá-lo para passear, alimentar, dar banho, assumir os custos com comida, uma casinha, veterinário, etc? Ele vai ficar sozinho em casa durante o dia? E nas férias ou viagens da família, quem vai tomar conta?
Empatia: Que tipo de animal de estimação se encaixa melhor no estilo e disponibilidade dos vários membros da família? Há testes na internet que apontam qual bichinho combina mais com a sua personalidade, ou, se preferir, você pode pedir dicas a um veterinário ou em pet shops.
Dicas para um convívio saudável
Habitue a criança a sempre lavar as mãos depois que estiver em contato com o bichinho, ou sua casinha, ou sua comida, ou a caixinha de areia, etc.
Prefira pavimento de madeira envernizada ou piso, em vez de carpetes.
Os pais devem ensinar as crianças a respeitarem os animais (não os tratando como se fossem bonecos) e a manterem uma distância de segurança quando o bichinho estiver se alimentando, doente ou agressivo.
Nunca deixar bebés ou crianças muito pequenas sozinhas com os animais de estimação.
Uma vez por semana, passe uma toalha molhada em água morna no pelo do gato/cão.
A casa deve ser arejada e bem ventilada diariamente.
Se acolher um animal de estimação e a criança manifestar sintomas alérgicos (comichão, espirros, erupção cutânea, olhos lacrimejantes ou vermelhos, corrimento nasal, entre outros), consulte o pediatra assim que possível para que ele indique o tratamento mais adequado.
Não desista: vale muito a pena adotar um amigo!
Ter um animalzinho em casa traz muitos benefícios para a criança e para o bem-estar da família. O convívio com os pets fortalece o sistema imunológico das crianças, protegendo contra várias formas de doenças e infecções. Com eles, é possível estimular o cérebro dos pequenos, ensinar sobre responsabilidades, amizade e carinho aos animais, além de serem ótimos companheiros para momentos de tristeza, tédio ou solidão e ajudarem a criança a se manter ativa fisicamente.
Esperamos que as informações deste post tenham ajudado você a decidir qual bichinho o seu filho vai ganhar, porque uma coisa é certa: as crianças merecem um amiguinho fofo e divertido para todas as horas!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO