EM 09/04/2021 AS 17:23

Crianças & Dinos: paixão que gera conhecimento!

Você já percebeu como as crianças estão desenvolvendo interesses cada vez mais específicos? A paixão por dinossauros está em alta entre a criançada, e por isso é o tema deste post – mas basta observar os amiguinhos do seu filho e você verá verdadeiros especialistas em videogames, aviões, unicórnios, carros, música coreana, grandes “universos” dos desenhos animados e tudo o mais que você possa imaginar.

O acesso fácil a informações e discussões sobre esses e tantos outros temas fascinantes é um convite à mente aberta das crianças, estimulando a inteligência, a memória e trazendo conhecimentos que talvez nem você tenha, além de incentivar o pequeno a buscar sempre mais aprendizados, que poderão até ajudar em suas escolhas na vida adulta.
A relação entre as crianças e seus interesses intensos
As crianças que se interessam por dinossauros, por exemplo, possuem um incrível conhecimento sobre eles, sabem tudo sobre as diferentes espécies, seu modo de vida, se eram carnívoros, se viviam em certa região e até mesmo quando desapareceram. Na psicologia, esse campo é chamado de “interesses intensos”, que é uma motivação em relação a um tema específico.
Nas crianças, esses interesses intensos surgem entre os 2 e 6 anos de idade, mas não necessariamente somem com o tempo, afinal, você que está lendo também pode ter muito conhecimento em algum tema específico, adquirido ao longo dos anos só pelo prazer de aprender mais sobre algo que você gosta, certo?
Uma pesquisa realizada por universidades dos Estados Unidos mostra que esses interesses, além de curiosos, também são super importantes para o desenvolvimento das crianças, porque, além de aumentar o conhecimento sobre aquele tema, o processo de aprendizagem ajuda o pequeno a manter o foco, aprimorar o raciocínio e também suas habilidades de comunicação.
A forma como a criança estuda e explora esses interesses pode dizer muito sobre como ela vai lidar com seus problemas e outras situações de vida no futuro; ela aprende desde cedo a definir pontos de vista, criar estratégias, aprender como aplicar esse conhecimento na vida real, etc. Ou seja, esses interesses servem quase como uma “preparação” para a vida adulta.
Ponto negativo: O que muitas vezes acontece com essa paixão por dinos, por exemplo, é que ela dura pouco tempo, entre seis meses e três anos, porque a criança tem menos tempo para se dedicar aos estudos independentes depois que entra para a escola; com isso, o mundo poderá perder um grande paleontólogo. Mas a família pode ajudar a manter viva essa busca por aprendizado, incentivando e oferecendo novos materiais para a criança explorar seu interesse em casa, no tempo livre.

Mas por que dinossauros?
Imagine um mundo totalmente diferente, sem pessoas, com cenários estranhos e habitado apenas por animais que nenhum de nós nunca viu. Eis a sua resposta! Até para nós esse exercício de imaginação é divertido, e para as crianças é ainda mais interessante, porque elas são movidas pela fantasia e pela curiosidade.
Os dinossauros não estão mais em nosso planeta, então, imaginar como eles eram e como era o mundo quando eles estavam por aqui é algo fantástico que estimula muito a mente dos pequenos. Assim, as habilidades dos dinos, seus nomes e jeito de viver chamam a atenção da criança, que vai, por si mesma, em busca de mais conhecimento sobre esses animais tão fascinantes.
O interesse específico pelos dinossauros ajuda a criança a trabalhar várias áreas do desenvolvimento, como a noção de tempo, História, Geografia, Biologia, formas e tamanhos, e armazenar todo esse conhecimento estimula também a memória dos pequenos.
Ah! Quer uma dica legal para agradar seu filho apaixonado por dinos? Conheça os looks da Kyly com tema de dinossauros! Desde as estampas mais lúdicas e fofinhas até as mais realistas, os dinos fazem sucesso entre os meninos e meninas, que adoram mostrar sua roupa de dinossauro para todo mundo!
Participe e estimule os interesses do seu pequeno, mesmo que você não tenha a menor ideia do que ele está falando. Melhor ainda: esqueça aquele orgulho de “adulto sabe-tudo” e permita-se aprender com ele! Será uma troca de experiências bem divertida, e ele vai adorar te contar tudo o que sabe sobre os dinos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO