EM 18/09/2012 AS 11:34

Conto: O Sapo Jurubeba

Olá, pessoal! Você agora vai conhecer o Jurubeba, um sapo bem atrapalhado e que não enxerga muito bem. Senta, que lá vem história!

No lago da Alegria Sem Fim os sapos, as rãs e as pererecas tocavam, cantavam e se divertiam o dia inteiro. Jurubeba, um sapinho que não enxergava direito e não usava óculos, vivia neste lago. Ele, ao contrário dos seus amigos, não gostava muito de bagunça. Certo dia acordou com uma ideia genial e falou:


- E se eu arranjar um rei para organizar esta bagunça?


Escutando as tramas de Jurubeba, Bolão (um velho e sábio sapo) o aconselhou a não sair à procura de um rei e disse que ninguém gostaria de ter um por perto. Jurubeba não escutou Bolão e no outro dia foi bem cedo em busca do grande rei.


Estava pelas margens do lago quando viu um enorme sapo boiando em meio a toda aquela água verde. Entusiasmado, Jurubeba o elegeu o rei dos sapos. Chegando perto dos amigos, cheio de orgulho, o apresentou. O brejo inteiro não acreditou naquilo e todos se seguraram para não cair na gargalhada. Mas, como gostavam muito do Jurubeba, pensaram: “Vamos aceitar para ele não ficar chateado e vamos ver até onde toda essa história vai ”.


Seguiram vivendo suas vidas até que, um dia, a perereca Aretiza acordou com o pé esquerdo. De tão invocada, foi tirar satisfação com Jurubeba na frente de todos e levou consigo uma caixinha. Se aproximou do sapinho e reclamou:


- Não aguento mais esse negócio de rei e por isso te trouxe isso.


E lhe entregou a caixa. Quando abriu, viu que era uns óculos. Indignado, perguntou ao rei:


- Que absurdo, não acha, rei? Faça alguma coisa.


O rei não respondia, passou um tempo e Jurubeba perguntou novamente. Nada. Passaram-se 5, 10, 15, 20 minutos, até que ele agarrou os óculos, os colocou e aí adivinhem o que viu?


O sapo rei na verdade era um pedaço de tronco! Hahahaha!


Depois daquele dia, Jurubeba não tirou mais seus óculos!

Muito engraçada esta historinha, né? Se formos parar para pensar, ela ensina a não sermos precipitados e tirarmos conclusões antes da hora. E você, já se confundiu com alguma coisa achando que ela era outra?

comments powered by Disqus


COLEÇÃO