EM 03/11/2020 AS 10:16

Como surgiu o Novembro Azul, e qual sua importância?

Assim como acontece no Outubro Rosa, o mês de novembro também conta com uma campanha de conscientização sobre temas bem importantes, desta vez voltados à saúde dos homens. No post de hoje, você vai saber um pouco mais sobre o Novembro Azul.

A inusitada origem da campanha
O movimento Novembro Azul surgiu em 2003, em Melbourne (Austrália), a partir da iniciativa de dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery. Os dois estavam se divertindo em um pub e cogitavam se ficariam bem de bigode, que na época estava fora de moda. Então, inspirados pela campanha da mãe de um outro colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde do homem.
Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, porque 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha, e, como muita gente se interessava pelos bigodões andando pela rua, a história foi se espalhando cada vez mais.
Já em 2004, foram criadas uma ONG e uma plataforma online para receber doações, onde os homens podiam compartilhar fotos da evolução de seus bigodes durante o mês. Assim, ao longo dos anos, a campanha foi atraindo cada vez mais participantes e se espalhou pelo mundo, ficando conhecida também como No-Shave November, algo como “novembro sem barbear”. As mulheres, por sua vez, são incentivadas a participar da campanha usando bigodes falsos e roupas na cor azul, que simboliza a luta contra o câncer de próstata – e é por isso que o movimento é conhecido como Novembro Azul por aqui.
No Brasil, a campanha chegou em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.
O câncer de próstata
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, com cerca de 70 mil novos casos por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele, o mais comum entre homens e mulheres.
Quando é detectado bem cedo, o tratamento é menos invasivo e oferece mais chances de cura. O “problema” é que o diagnóstico envolve o exame de toque retal, que ainda é visto com preconceito por muitos homens – por isso, a campanha de conscientização é tão importante!
Hoje, o Novembro Azul no Brasil é marcado por diversas ações de divulgação, não apenas sobre o câncer de próstata (com palestras sobre medidas de prevenção e campanhas para a realização dos exames de prevenção), mas também sobre tudo relacionado à saúde dos homens, que muitas vezes são relutantes em ir a médicos ou fazer exames de rotina, por puro hábito. Além disso, muitas cidades ficam mais bonitas, iluminando seus monumentos, pontes e prédios públicos na cor azul, como também acontece durante a campanha do Outubro Rosa.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a origem e a importância do Novembro Azul, participe também da campanha, vestindo-se de azul e incentivando os homens da sua família a cuidarem melhor da própria saúde – afinal, a prevenção é o melhor remédio!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO