EM 29/01/2021 AS 17:12

Como ser o melhor padrinho do mundo

O padrinho é uma figura super especial na vida das crianças, tanto que existe até um dia (30 de janeiro) dedicado a homenageá-lo! Mas você sabe qual é exatamente a função de um padrinho? Não se trata apenas de dar presentes e aparecer na festinha de aniversário – é preciso se comprometer com a vida e o bem-estar do afilhado.

Se você foi convidado a ser padrinho de alguém, dê uma olhada nesse post antes de aceitar essa missão; se você já tem afilhados, vale a reflexão: estou fazendo tudo o que posso para ser o melhor padrinho do mundo?
Dicas para ser um ótimo padrinho
Para os pequenos, a figura do padrinho representa algo como um segundo pai, um modelo de caráter escolhido pelos pais para influenciar positivamente seu desenvolvimento – e essa função requer mais empenho do que apenas dar brinquedos no Dia das Crianças. Olha só:
Conhecer bem os gostos da criança e demonstrar interesse: É muito legal gostar de alguma coisa e sentir que pessoas importantes para nós respeitam e até compartilham alguns desses gostos, né? Com as crianças, isso também vale! Conhecer hobbies, desenhos, jogos, brincadeiras, personagens favoritos e interesses do afilhado, além de ajudar a criar uma amizade bacana, também facilita na hora de presentear!
Ser presente: muitas etapas importantes da nossa vida acontecem na infância e na adolescência, desde o primeiro passinho até a entrada na faculdade. Calma, você não precisa estar presente em todos esses momentos! Na verdade, para acompanhar essas mudanças, não é preciso estar junto o tempo todo, basta demonstrar carinho e atenção. Uma ligação semanal, uma conversa frequente nas redes sociais e uma visita de vez em quando para tomar um cafezinho são o suficiente para cultivar a relação e manter-se informado sobre a vida do afilhado, ao mesmo tempo em que ele saberá que pode sempre contar com você.
Respeitar os pais e irmãos: por mais que você ame e queira proteger seu afilhadinho, procure não mimar demais a criança, jamais exclua os irmãos do seu afilhado (pelo contrário: procure criar uma amizade com eles também; é uma ótima forma de conhecer melhor o dia-a-dia da família!) e nunca passe por cima da autoridade dos pais. Uma relação saudável entre a família e os padrinhos é tão importante quanto a que existe entre padrinhos e afilhados, além de criar um laço forte entre vocês e tornar cada visita mais divertida para todos.
Inspirar confiança: crianças são sensíveis e percebem (muitas vezes, antes dos adultos) que uma relação parece forçada, portanto, seja sincero e demonstre seu carinho sempre que puder. Assim como os pais, você é um modelo que o pequeno seguirá, então faça sempre o seu melhor – até porque ter a confiança e o amor do afilhado é a maior recompensa de ser padrinho!
Programar momentos só entre vocês: buscar a criança na escola para tomar um sorvete naquele dia de calor, ir ao cinema ver o filme que ele adora, andar de bicicleta no parque ou assistir a um evento sportivo no estádio são algumas das ideias simples que ajudam a fortalecer o vínculo entre padrinhos e afilhados. Não precisa ser nada caro ou complicado, basta ser um momento único, marcante e divertido entre vocês dois.
Nunca esquecer as datas importantes: com o tempo, algumas datas perdem a importância para os adultos, mas com as crianças costuma ser diferente: elas mal dormem na véspera da festinha de fim de ano da escola ou da final do campeonato de judô. Por isso, tente marcar presença sempre que possível nessas ocasiões. Se puder, apareça já no dia anterior e faça companhia ao pequeno em todos os momentos; isso vai ajudá-lo a lidar com a ansiedade e curtir muito mais a ocasião.
Quando não souber o que fazer, peça ajuda: que tal você procurar seus padrinhos? Encontre-os, peça dicas (ou socorro) para lidar melhor com seu afilhado, ligue para eles ou mande mensagens. Agradeça aos seus padrinhos e aproveite para colocar o papo e as histórias em dia, afinal, a boa relação entre padrinhos e afilhados não precisa acabar na infância, né?
Escolha o melhor padrinho para o seu filho
A escolha do padrinho pode afetar a vida de uma criança de várias formas. Um padrinho ausente, por exemplo, pode fazê-la se sentir abandonada ou começar a questionar as escolhas dos pais. Um padrinho que só oferece presentes, e não presença, fará´o pequeno entender de forma errada a verdadeira função dessa pessoa, além de, com o tempo, entender que o padrinho só está ali por “obrigação”, e esse entendimento pode gerar comportamentos agressivos e evasivos – por isso é tão importante caprichar na hora da escolha!
Geralmente, são escolhidas pessoas que façam parte da vida da família e que também possam participar da trajetória da criança, com apoio e bons ensinamentos. Para isso, é importante que os pais conversem bastante durante a gravidez e entrem em acordo.
Antes de fazer o convite, tenha certeza de que os escolhidos vão poder participar de verdade da vida do pequeno e que seu filho possa ver neles bons exemplos para seguir ao longo da vida. Uma dica para essa decisão é optar por pessoas mais estáveis, com bom coração e comprometidas com valores que você gostaria de ver no seu filho, afinal, o padrinho será um modelo para ele.
Parabéns a todos os padrinhos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO