EM 26/02/2015 AS 08:34

Como preparar as crianças (e os pais) para os primeiros dias de aula

Olá!
Mais um ano letivo está começando e muitas crianças vão frequentar a escola pela primeira vez. Se este é o caso do seu filhote, saiba que é normal sentir o coração apertado. Muitas vezes os pais se sentem culpados, como se estivessem "abandonando" seus filhos no colégio. Mas isso não é verdade! Com o tempo tudo ficará mais fácil. Confira algumas dicas para lidar com esta fase numa boa:

(Imagem: Mama.Papa.Bubba)


- Crie vínculos com a escola, compareça às reuniões e eventos, conheça os professores e demais funcionários. Assim você e seu filho se sentirão mais seguros e parte de uma família ainda maior. ;-)
- Incentive seu filho à participar das aulas e de todas as atividades. É difícil acordar cedo, mas não trate-o como um "coitadinho". Uma surpresa gostosa no café da manhã pode ser um ótimo estímulo.
- Chorar (ou não) na hora da separação é muito comum. Para facilitar leve a criança caminhando e entregue-a à professora. Sempre será mais difícil sair do colo da mamãe ou do papai.
- Na volta para casa pergunte como foi o dia do seu filho e conte sobre o seu dia também. Vocês podem tornar isso um hábito para fortalecer os lanços.
- Também é muito importante os pais entenderem que cada criança é única e tem o seu próprio ritmo de adaptação. Não faça comparações com os irmãos mais velhos, parentes ou amigos. Se notar algo muito diferente, procure ajuda de um profissional. Aprenda mais sobre os tipos de aprendizagem de casa pessoa.
- Organize um espaço de estudo em casa. Aqui no blog já compartilhamos várias ideias lindas. Não se esqueça de compartilhar a evolução do seu filho.
- Vale lembrar que os pais também são aprendizes durante este processo. Portanto, nada de cobrança! Se for muito difícil para vocês, procurem orientações de pedagogos, psicólogos e profissionais da área. Tenham firmeza, tudo vai dar certo. ;-)

Precisando de mais dicas, aqui vão 2 posts excelentes sobre o assunto: um no blog Criança em Foco e, o outro, no site Educar para Crescer.

Beijos e boa sorte! :-D

comments powered by Disqus


COLEÇÃO