EM 18/09/2020 AS 17:17

Como organizar a rotina das crianças em casa?

Você deve ter percebido que a programação do nosso dia-a-dia mudou nos últimos tempos, né? De repente, vimos toda a família em casa, seguindo com as rotinas de trabalho e estudo de forma remota. Toda essa transformação pede uma adaptação nos horários e métodos que usávamos antes para organizar nossas rotinas, e o post de hoje traz algumas dicas para ajudar você a equilibrar as atividades e usar com qualidade o tempo das crianças em casa.

Como estabelecer uma rotina de estudos e atividades em casa?
O objetivo dessas dicas é mostrar possíveis caminhos que sirvam como guia para tornar a rotina em casa mais tranquila, equilibrando horários de lazer, estudo e tarefas domésticas. A ideia aqui é criar propostas para os pequenos, mas você pode se inspirar nas ideias para construir a sua própria programação em casa. Olha só:
Incentive o trabalho em equipe!
Entenda que essa nova rotina deve ser pensada com calma, para atender a todas as necessidades da família, e, por isso, todos podem participar desse planejamento! Os maiorzinhos podem ajudar na programação em si, definindo de forma justa os horários e o que será feito; isso vai mostrar que eles estão sendo escutados e dá motivação para que colaborem. Já as crianças menores podem ajudar, por exemplo, desenhando ou colando em um quadro imagens das atividades que devem realizar, para não esquecer. Se quiser ser mais flexível, permita que elas escolham algo como a hora do banho ou uma atividade que gostem para incluir na rotina, elas vão adorar!
Ah, vale lembrar que, quando falamos em trabalho de equipe, isso também vale para as atividades domésticas, certo? Com todos em casa, a limpeza deve ser mais frequente, e cada um pode colaborar do seu jeito, até os pequeninos, que podem regar plantas, guardar seus brinquedos ou dar comida para os bichinhos de estimação!
Criatividade é tudo!
Aprender pode ser realmente divertido? Sim, se você souber o que fazer! É hora de soltar a imaginação, lembrar das coisas que fazia em casa quando era criança e testar atividades diferentes, lúdicas e criativas com a criançada. Experimente jogos de tabuleiro que ensinem sobre raciocínio, brincadeiras com cores, formas, música, jogos de memória e tudo mais que tiver à disposição. A variedade vai manter os filhos entretidos enquanto você trabalha, ao mesmo tempo que cada nova atividade proposta traz um ensinamento diferente. Esses jogos e passatempos podem ser oferecidos todos os dias, no contra-turno das aulas; a criançada vai encarar a brincadeira como um prêmio depois de tanto estudo, e, ao mesmo tempo, será quase como uma matéria extra!
Para fazer funcionar essa programação, a criança precisa de uma rotina semelhante aos dias comuns de aula: horário para dormir, acordar, tomar café, lanches, fazer tarefas da escola, tomar banho, tudo deve ser mantido, na medida do possível.
Busque sempre o equilíbrio
Um papel fundamental dos pais, além de amar e cuidar, é preparar as crianças para serem adultos responsáveis, por isso, é super importante que você as faça entender a importância de manter uma rotina de horários e atividades, assim, será algo natural para elas no futuro. Porém, mesmo que você esteja animado e inspirado pela dica anterior, com mil ideias de atividades e lições para os pequenos ocuparem seu tempo em casa, não se esqueça de não sobrecarregar as crianças! As horas de estudo são fundamentais, mas momentos de descanso e brincadeiras também são, e um tempo livre para o lazer será importante para a saúde física e mental do seu pequeno!
Reserve momentos para a família
Apesar de estarem todos na mesma casa, não necessariamente estão aproveitando o tempo juntos. Estabeleça na rotina um horário para desligar os celulares, tablets, computadores, e terem alguma atividade em família. Pode ser assistir a um filme juntos, montar um quebra-cabeça gigante, assar biscoitos juntos, brincar no quintal ou até fazer uma festa do pijama quando as atividades da semana chegarem ao fim. Escolham algo que todos gostem e aproveitem esse tempo em casa para curtir a companhia uns dos outros.
Com a criançada em casa, é função dos pais acompanhar e orientar os filhos mais de perto do que nunca, tanto em sua jornada escolar quanto na administração do tempo e das atividades, para que esse período seja aproveitado da melhor forma possível. O importante é que pais e filhos aproveitem esse momento para renovar o sentimento de união e a sintonia na família, algo que poderá ser levado para sempre!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO