EM 26/02/2020 AS 11:39

Como lidar com as brigas entre irmãos?

Como lidar com as brigas entre irmãos?

0

Seus filhos estão brigando entre si, discutindo sobre tudo e disputando cada cantinho da casa? Acalme-se! O conflito entre irmãos é comum e frequente em qualquer família. Por mais que seu filho ame e proteja o irmão, em algum momento eles vão discordar sobre algo e criar uma situação de briga, principalmente se houver muita diferença de idade entre eles, o que distancia ainda mais suas opiniões. Porém, mesmo sendo algo natural para o desenvolvimento das crianças, as brigas precisam ser controladas e administradas com sabedoria pelos pais, para que os pequenos não se tornem agressivos ou desenvolvam inimizade real com o irmão.
0
Afinal, por que os irmãos brigam?
0
Os conflitos entre irmãos podem começar por qualquer motivo, seja a disputa de um lugar no carro, um brinquedo que o outro não quer dividir, o direito de mudar o canal da televisão ou qualquer outra coisa em que não concordem – mas, na verdade, sabemos que eles brigam mesmo é pela atenção dos pais, para mostrarem que são mais inteligentes, habilidosos ou corajosos do que o irmão e, portanto, mais merecedores de carinho e presentes.
0
Pode ser que os pais se sintam culpados por não conseguirem dar aos filhos todo o espaço, brinquedos ou atenção que eles exigem, mas a verdade é que, mesmo em lares fartos, justos e felizes, as brigas vão acontecer, porque os irmãos passam muito tempo juntos e estão sempre precisando se ajustar ao outro em suas preferências e necessidades
0
Quando esses conflitos acontecem de vez em quando, entre irmãos que também mostram carinho, cumplicidade e parceria, basta monitorar e orientar os dois pequenos conforme explicaremos a seguir, até que encontrem, eles mesmos, uma solução boa para todos. Mas, se você notar atitudes de desafeto muito frequentes, capazes de magoar ou machucar um dos irmãos, prejudicar o desempenho na escola ou a relação com outras crianças, esteja alerta e, caso precise, procure um especialista em comportamento infantil.
0
0
Estratégias para controlar as brigas
0
Os desentendimentos fazem parte da convivência entre irmãos, e, aos poucos, eles aprendem a compartilhar a casa, os pais e a gostar do outro, mesmo com suas diferenças. Para ajudar nesse aprendizado, os pais podem seguir algumas sugestões:
0
Interfira no momento certo: Tenha paciência e acompanhe de longe enquanto as crianças tentam resolver sozinhas o conflito, isso evita as gritarias constantes pela casa e os filhos têm a chance de amadurecer tomando suas próprias decisões. Se a briga está durando tempo demais, aí será o momento de intervir.
0
Não castigue demais: Punir as crianças a cada briga será desgastante para todos, além de só aumentar a disputa entre os irmãos, pois um sempre vai sentir que o outro é privilegiado, mesmo que não seja.
0
Evite comparações: Ao dizer que um irmão é mais bem comportado que o outro, por exemplo, a informação recebida pelas crianças é que você só ama o outro, e isso fará as brigas aumentarem ainda mais, afinal, o outro filho fará de tudo para chamar sua atenção. Nesse mesmo raciocínio, evite xingar seus filhos ou diminuir seu caráter; isso pode marcar a criança para sempre.
0
Ensine o que é certo e errado: Quando há regras no lar ensinando sobre amar, dividir e respeitar e também sobre limites, fica mais fácil resolver os conflitos. Ao serem questionadas, as próprias crianças vão perceber que estão errando e vão tentar melhorar.
0
Não proteja o caçula: Sim, nós sabemos que é instintivo nos pais o desejo de proteger “o mais fraco”, que geralmente é o filho menor. Mas, para realmente ensinar as crianças a lidar com a situação, você deve fazer justiça: saber ouvir os dois lados e estabelecer consequências para a briga. O filho protegido pela compaixão dos pais vai, aos poucos, aprender a abusar dessa condição, enquanto o outro se sentirá injustiçado, e com razão. Assim, as brigas serão cada vez mais sérias e frequentes.
0
Incentive a união e o compartilhamento: Mostre que fazer as coisas juntos é mais legal. Por exemplo: se os dois estão brigando por causa de um brinquedo, incentive que eles brinquem juntos, afinal, é mais divertido brincar com um parceiro de aventuras do que sozinho.
0
Fique calmo: Você é o exemplo para os seus filhos, portanto, se agir com calma diante de suas brigas, ouvindo e ajudando os dois igualmente a encontrarem uma solução, você vai mostrar que é possível resolver os problemas sem perder o controle.
0
A alegria de ter um irmão!
0
Ter um irmão é como ter um amigo morando na mesma casa, um companheiro para todas as brincadeiras e descobertas da vida. Uma relação saudável entre irmãos na infância pode resultar em cumplicidade e amizade inabaláveis no futuro! Por isso, separamos algumas sugestões de looks super modernos e coloridos da loja Kyly para incentivar a união e parceria entre os irmãos:
0
Para os meninos, esses conjuntos bem alegres e atuais, perfeitos para passeios e brincadeiras entre irmãos:
0
https://loja.kyly.com.br/conjunto-masculino-109914/p
https://loja.kyly.com.br/conjunto-masculino-109932/p
0
Se forem duas meninas, que tal o vestido para uma e o conjunto para a outra, ambos com um toque delicado e uma deliciosa estampa de sorvetes?
0
https://loja.kyly.com.br/vestido-109825/p
https://loja.kyly.com.br/conjunto-feminino-109861/p
0
Se for um casal, a sugestão é essa combinação de visuais super estilosos e coloridos, com detalhes bem modernos e que vão ficar lindos juntos, assim como os irmãos!
0
https://loja.kyly.com.br/conjunto-masculino-109928/p
https://loja.kyly.com.br/vestido-109856/p
0
Um irmão já é maiorzinho e o outro ainda é bebê? Não tem problema!
0
Para os meninos, a dica é essa combinação de conjuntos super divertidos com estampas de jacaré!
0
https://loja.kyly.com.br/conjunto-masculino-109929/p
https://loja.kyly.com.br/conjunto-masculino-110139/p
0
E, para as meninas, a regata da irmã mais velha combina com o body da caçula, ambos com lindas estampas de flamingos!
0
https://loja.kyly.com.br/regata-feminina-109845/p
https://loja.kyly.com.br/body-feminino-110121/p
0
As desavenças entre os irmãos não vão acabar de um dia para o outro, mas, com paciência e a orientação certa, eles vão, aos poucos, aprender a dividir, lidar com suas diferenças e desenvolver gostos em comum. Quando isso começar a acontecer, o ambiente familiar se tornará mais saudável, e até a relação entre pais e filhos tende a melhorar!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO