EM 30/07/2013 AS 08:00

Como lidar com a Síndrome Pós-férias das crianças

Olá, mamães!
Vocês já ouviram falar da Síndrome Pós-férias? Pode parecer estranho, mas muitas pessoas sofrem desse tipo de depressão depois de um longo período de descanso, tranquilidade e viagens.


(Imagem: http://goo.gl/2ccDf)


Tristeza, apatia, queda de rendimento, falta de concentração, ansiedade e falta de motivação são alguns dos sinais desta síndrome que afeta 15% dos adultos e de 5 a 8% das crianças. A persistência deste quadro pode levar a sintomas físicos, como dores de cabeça, dores intestinais e insônia. :-(
Para que a volta às aulas não seja tão traumática nós podemos tomar algumas providências como, por exemplo, reestabelecer os horários de dormir e de acordar e propor atividades relacionadas à escola, como momentos de leitura.
Outra dica para motivar os baixinhos é convidá-los para escolher o material escolar. Sem excessos, permita que as crianças comprem um caderno novo ou um estojo do personagem preferido. Aproveite este momento para explicar aos pequenos o quanto vale cada coisa, orientando sobre o que é importante e o que é supérfluo.
Reencontrar os coleguinhas de classe antes das aulas também ajuda a diminuir a ansiedade. Que tal conversar com as outras mamães e propor um piquenique? ;-)
Por fim, os pais devem adotar uma postura positiva. Sempre que o seu filho parecer jururu , reforce com alegria o quanto a escola é importante. Lembre-o de todas as coisas legais que ele já aprendeu e que muitas outras ainda estão por vir. :-D


(Fonte:
Nosso Clubinho)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO