EM 04/05/2018 AS 09:34

Como garantir a segurança das crianças no YouTube

O Movimento Infância Livre de Consumismo - Milc lançou recentemente um guia focado em crianças de até 6 anos com orientações para os pais sobre como navegar com mais segurança no YouTube. O Milc existe desde 2012 e reúne pais, professores e ativistas preocupados com a veiculação de propaganda nas escolas e conteúdos apresentados em canais de vídeos na internet. Como não existe um bloqueio digital perfeito, é fundamental prestar atenção no que as crianças andam assistindo na internet. Você também pode tomar outras medidas simples para proteger os pequenos. Confira!


Inscrição na conta dos pais

Se decidir deixar a criança assistir os canais do YouTube, use sua conta própria. Assim, a cada inscrição, você receberá um alerta dos vídeos publicados.

Monitoramento

Se aparecer algo impróprio para a criança você estará lá para alertar e conversar sobre o assunto. Se não puder estar no momento que a criança pede, proponha outro horário para assistir os vídeos.

Uso restrito do YouTube no computador

No navegador do seu computador marque o uso restrito do YouTube para que o site aplique filtros e bloqueie parte do conteúdo impróprio e comentários. O YouTube tem um guia para isso.

Ipad e Smartphone separados

Você precisa cumprir o passo-a-passo para o uso restrito do YouTube convencional em cada dispositivo.

YouTube Kids

O YouTube Kids não é perfeito, pois alguns pais já relataram a ocorrência de vídeos com linguagem e conteúdo impróprios. Porém, nele é possível bloquear vídeos e canais que você não quer que seu filho veja.

Bloqueie a Smart TV

TVs com aplicativo do YouTube também podem ter o conteúdo restrito ativado. Para isso você precisa sincronizar as contas do computador, celular ou tablet à TV. Feito isso, você deve ir até configurações e habilitar a visualização do conteúdo restrito.

Fonte: Folha de São Paulo


comments powered by Disqus


COLEÇÃO