EM 17/05/2013 AS 08:00

Como fazer uma pipa

Olá!
Hoje nós vamos aprender a arte milenar de fazer pipas. Também conhecidas como papagaio, pandorga ou raia. Este é um brinquedo que voa baseado na oposição da força do vento e da corda segurada pelo operador. Na semana que vem vamos te ensinar direitinho como brincar. Por enquanto vamos nos concentrar na montagem, tá?
Existem vários tipos e formatos de pipa, mas a que nós vamos montar hoje é o modelo básico, em formato de losango. Anote aí os materiais necessários:
• 1 vareta de qualquer tipo (pode ser um galho também) de 51 cm. de comprimento com 2 mm. de espessura.
• 1 vareta de 32 cm. de comprimento com 2 mm. de espessura.
• Tesoura sem ponta.
• Cartolina ou papel de seda.
• Cola branca ou fita adesiva.
• 1 rolo de barbante.

Todos estes materiais você pode encontrar facilmente numa papelaria ou numa loja de artesanato, ok? Agora vamos ao passo-a-passo. Oba! :-D
1) Corte a cartolina no formato de um losango. Ele deverá ter pelo menos 51 cm. de comprimento e 32 cm. de largura, para caber as varetinhas;
2) Com a cola branca ou a fita adesiva, fixe as varetas. Elas deverão se cruzar exatamente no meio da pipa;
3) Agora corte dois pedaços de barbante um pouco maiores que as varetinhas. Cole as pontas de cada linha nas extremidades das varetas. Depois, amarre com um nó bem firme a ponta do carretel unindo os barbantes menores, como mostra a imagem abaixo.

4) Você também pode fazer uma "rabiola" para enfeitar a sua pipa. É só cortar mais uma parte de barbante e decorar com tirinhas de papel ou plástico.

Prontinho! Agora que você já terminou de montar a sua pipa, já pode ir lá fora brincar. ;-)
Até a próxima!

(Imagens: Simples Mestres)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO