EM 12/10/2012 AS 10:00

Como fazer um móbile de papel

Uma opção barata e criativa para mudar um pouquinho o quarto da criança é fazer um móbile de papel para pendurar no teto. Fica bem lindinho e você ainda vai se divertir fazendo. Aprenda e convide o baixinho para fazer junto que a diversão é garantida!



Materiais que vocês vão precisar:
- Papéis coloridos ou estampados (de preferência mais grossinho para fazer os balões);
- Papéis neutros (branco, preto, bege ou marrom, por exemplo);
- Cola ou fita dupla face;
- Tesoura;
- Lápis;
- Régua;
- Fio de Nylon transparente;
- Fio de calibre grosso (16).

Vamos começar pelas cestinhas?
Corte um pedaço de papel de cor neutra em forma de quadrado no tamanho de 5x5 centímetros. É importante que o manuseio da tesoura seja feito por você, papai ou mamãe. Se a criança quiser participar, não esqueça de dar a ela uma tesoura sem ponta, ok? Depois de cortar, coloque o papel virado com um dos cantos para cima e trace bem fraquinho duas linhas para que se cruzem no meio do quadrado.

Com o lápis agora mais forte, trace em um dos lados quatro linhas que tenham 1 centímetro de distância entre elas, começando pelo meio. No outro lado, faça a mesma coisa, porém somente com duas linhas, como indicado na primeira imagem da figura 1, abaixo.

Use a tesoura para cortar os excessos que não foram tracejados e corte a menor parte até alcançar o quadradinho central.

Dobre com uma régua as partes marcadas para o centro do cubo. Una as pontas seguindo as indicações da figura.

Figura 01

Depois de terminar, escolha a quantidade de peças para seu móbile. Nós aconselhamos que você faça 5 caixinhas, aí aproveite por estar com a mão na massa e já faça todas de uma vez. Você vai ficar craque nisto!

Quando acabar, comece os balões.

Com papéis bem coloridos ou estampados, desenhe um balão. A parte inferior deve ficar reta e medir 1 centímetro, o restante você escolhe. Dobre a metade do desenho e corte para que fique igual. Repita 4 vezes a mesma operação, lembrando que todos os recortes devem ser simétricos. Depois junte as partes dobradas com cola, formando o balão.



Agora, faça um furinho na ponta de cada balão (de preferência com agulha) e coloque o fio de Nylon prendendo as partes, incluindo o fio calibre, com nozinhos.


Não se esqueça de deixa o pequeno ajudar nas atividades mais simples, como escolher as
cores, fazer as dobrinhas nos papéis e colar. O restante é por sua conta e, no fim, vocês terão feito um lindo móbile que vai deixar o quarto do baixinho ainda mais fofo! ;)

(via thebline)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO