EM 23/08/2018 AS 17:54

Como estimular a memória das crianças


Exercitar a memória pode ser muito divertido, especialmente para crianças entre 3 e 6 anos. Para os especialistas, memorizar conteúdos pode levar às crianças à percepção de como as palavras e as frases podem ser organizadas e combinadas, o que acaba por aumentar o vocabulário.E tudo isso pode ser feito de forma divertida, com jogos e brincadeiras.

Jogo da memória

São os tradicionais cartões de associação que primeiramente são expostos para as crianças e depois virados para baixo de modo que as imagens fiquem ocultas.

Por sua simplicidade, esses jogos costumam ser baratos e fáceis de encontrar em lojas de brinquedo ou até papelarias. Há versões em papelão, madeira e plástico. No entanto, para quem não quer gastar dinheiro ou prefere brinquedos mais caseiros, é possível produzir o próprio jogo em casa, usando o tipo de papel que estiver disponível, desenhando as próprias imagens (ou letras, números etc.) ou aproveitando recortes de revistas.

Para lembrar

Que tal criar histórias divertidas que os ajudem a lembrar de informações que vão precisar em algo importante? Por exemplo, em alguma prova ou trabalho escolar você pode começar associando os personagens de algum desenho na hora da explicação do assunto. A associação de imagens é mais rápida que a de palavras vai ser muito mais fácil para a criança lembrar de algo usando o que ela conhece.

Canções infantis

Crianças adoram músicas infantis e elas podem ser usadas em favor da memória dos pequenos. Um exercício possível é o de escolher algumas daquelas músicas que eles ouvem sempre, deixá-las tocar até certo ponto, parar a música e então pedir para que completem a letra cantando o que falta. Por exemplo, quando estiver tocando “alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo” a criança completa cantando “sem ser semeado”. É um jogo simples que estimula não só a memória, mas também a atenção e a agilidade de pensamento.


comments powered by Disqus


COLEÇÃO