EM 18/02/2020 AS 08:01

Como estimular a criatividade dos pequenos?

Como estimular a criatividade dos pequenos?

As crianças conseguem inventar histórias incríveis a partir de qualquer coisa, criam mundos super originais e, na sua imaginação, dão vida e personalidade a tudo o que estiver por perto. Criatividade é algo natural para elas, mas mesmo assim é importante que essa habilidade seja sempre encorajada e bem desenvolvida!
0
0
Por que incentivar a criatividade?
0
Crianças criativas são mais maduras emocionalmente, mais independentes e com maior facilidade na comunicação. Além disso, a criatividade bem trabalhada estimula a coragem, o raciocínio lógico, a empatia, a inovação, o autoconhecimento e até diminui os níveis de estresse!
Separamos algumas dicas simples e valiosas para ajudar você a trabalhar a imaginação e a criatividade do seu filho das formas mais divertidas. Confira:
0
0
Elogie a criatividade da criança
0
A construção da autoestima é fundamental para que crianças continuem exercitando sua imaginação. Por isso, sempre ofereça elogios para suas criações, para que se sintam capazes de inventar coisas cada vez mais incríveis, sabendo que terão o seu apoio.
0
0
0
Permita o contato com a arte
0
A arte é super importante para que cada um aprenda a desenvolver suas habilidades e individualidades, por isso deve estar sempre presente na vida dos pequenos, afinal, são nos primeiros anos de vida que descobrimos nosso jeito próprio de ser, de conhecer as coisas e as pessoas. Vale a pena apostar nas tintas, lápis de cor, colagens
e tudo o mais que a imaginação permitir!
0
0
0
Incentive seus gostos e passatempos
0
Jogar bola, dançar, assistir filmes, desenhar… Desde cedo, as crianças começam a desenvolver suas preferências, e, nesse momento, é fundamental que você incentive essas atividades para que elas possam explorar ao máximo seus hobbies.
0
0
0
Faça atividades do dia-a-dia de maneiras diferentes
0
Lembra da brincadeira do aviãozinho na hora de comer? Então, essa mesma lógica, de cobrir coisas simples com o manto da fantasia, pode estimular a imaginação até dos maiorzinhos! Já pensou em dormir ao contrário na cama uma vez só? E que tal sentar pra desenhar embaixo da mesa? Ou pensar em outras formas de brincar com o mesmo brinquedo? Ou criar finais diferentes para os contos de fadas?
0
0
0
Use desafios para estimular a curiosidade
0
Desafios e jogos de perguntas e respostas são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar. Essa é uma ótima maneira de instigar a curiosidade das crianças, para que reflitam sobre o mundo à sua volta e desenvolvam suas próprias teorias.
0
0
0
Sempre apresente coisas novas e diferentes
0
Sair do ambiente familiar é um ótimo exercício para toda a família, mas principalmente para os pequenos, pois tudo é novo para eles! Passear no fim de semana em um lugar bem diferente pode se tornar uma grande aventura, que com certeza vai gerar muitas perguntas e muito aprendizado. Museus, bibliotecas e parques são sempre bem-vindos!
0
0
0
Como sempre: seja o exemplo!
0
Estimular atitudes e pensamentos criativos nas crianças é só uma parte do incentivo. Se mostrar aberto para pensar da mesma maneira – conhecendo as regras, ajudando a desenvolver os cenários e personagens do seu pequeno universo –, é igualmente importante. A criança precisa saber que usar a imaginação é algo bom e natural, e ninguém melhor do que você para mostrar isso a ela.
0
0
Estimular a criatividade das crianças é fundamental para uma boa infância. Deixar os pequenos brincarem livres e com suas mentes a todo vapor, criando e imaginando todo tipo de coisa, é o maior símbolo de uma criança feliz!
E, para todos esses momentos, tem um look Kyly especial para os pequenos!
comments powered by Disqus


COLEÇÃO