EM 25/06/2013 AS 08:00

Como estimular a criatividade das crianças

Olá, pessoal!
Hoje trouxemos algumas dicas para ajudar os papais e mamães a estimular a criatividade dos pequenos. São simples gestos que, quando aplicados no dia-a-dia da família, poderão despertar a imaginação das crianças. Anota aí:


Criatividade começa em casa
Seu cantinho deve ser o principal local de inspiração. Permita que as crianças tenham um espaço amplo para brincar e um espaço confortável para descansar.

Decore o ambiente com obras de arte, fotografias e ilustrações instigantes. Mostre aos pequenos diferentes tipo de música, sem que formem pré-conceitos. Também é importante que lápis, papel, canetinhas, cola, revista, massinha e demais materiais estejam ao alcance das crianças, para que se expressem espontaneamente.

Faça questão de organizar atividades criativas que você possa desenvolver com seus filhos. Reservem a tarde de domingo para pintar uma parede, assistir um filme ou cozinhar aquele prato gostoso que eles mais gostam. Aos poucos, vocês irão perceber com quais práticas os pequenos possuem mais afinidade.

Lembre-se que dias de chuva também podem ser bem legais!

Incentive a originalidade
Motive as crianças a desenvolverem projetos próprios em vez de copiar ideias já existentes. Encoraje-os a ter mente aberta e experimentar um pouco de tudo.


Instigue o raciocínio e desperte a imaginação
Invente desafios de faz-de-conta, perguntando coisas como: "se você pudesse inventar uma máquina, como ela seria?". Incentive as crianças a fazerem perguntas e envolva-as nas próprias respostas, estimulando-os a dizerem “porque acham que isso é assim?” e “se isto fosse diferente?".

Lembre-se de que não é o momento para cobrar perfeição - os pequenos ainda estão desenvolvendo suas habilidades e quanto mais livres, mais originais. Transmita sabedoria para as crianças ensinando práticas de raciocínio que evoluam de acordo com a própria mente dos pequenos. Veja tudo como uma oportunidade de conhecimento e demonstre isso aos seus filhos.

Equilibre o tempo para diferentes atividades
Ver televisão, jogar videogame, usar o computador... Algumas atividades precisam ser moderadas para que os pequenos tenham tempo pra brincar com coisas diferentes, estudar, criar, inovar. Não os proíba de fazer os primeiros, mas os incentive a criar seus próprios jogos, livros, teatrinhos - uma forma muito legal de descobrir sua imaginação. As atividades tradicionais devem estar em harmonia com as novas tecnologias.

Se envolva
Faça parte das brincadeiras das crianças, mas deixe que elas sejam os líderes – mesmo que não estejam fazendo tudo certo ou como você gostaria que fizessem, deixe-as chegar ao fim. Assim elas ganharão confiança e começarão a desenvolver o senso crítico, sabendo o que deu certo e o que deu errado, e também no que poderão melhorar da próxima vez.

Não se esqueça que tudo deve ser leve e divertido. Brinquem, riam muito, fiquem felizes! O humor também é uma forma de criatividade. ;-)


Valorize o processo
Evite concentrar a importância das atividades apenas no resultado. Mostre às crianças que o processo é tão importante quanto o produto final - é o cuidado com o processo que irá render bons frutos. Ainda assim, não se esqueça de exibir os trabalhos da criança para a família, incentivando a continuar criando.

Dica: aprenda um novo jeito para plantar feijãozinho no algodão.

Por fim, passe tempo ao ar livre.
Explore a cidade, conheça novos cantinhos, vá a parques... Chame as crianças e diga: "Vamos brincar lá fora?" ;-)

(Fonte: Pequenada - Imagens: Pinterest)



comments powered by Disqus


COLEÇÃO