EM 17/03/2014 AS 10:00

Como envolver as crianças nas tarefas domésticas

Lavar a louça, levar o lixo para fora, tirar o pó dos móveis... São tantas tarefas domésticas que muitas vezes precisamos de uma mãozinha, não é mesmo? Mas será que as crianças devem ajudar nestas atividades? E qual é a idade mais indicada para isso?
Segundo os especialistas, participar das tarefas de casa contribui para que os baixinhos desenvolvam o seu senso de responsabilidade e o compromisso com o trabalho. Por isso, quanto mais cedo, melhor!

As crianças de 2 a 3 anos de idade, por exemplo, já podem aprender a guardar o seus brinquedos e coloca as roupas sujas no cesto. Dos 4 aos 5 anos, os baixinhos podem arrumar a cama, esvaziar suas lixeias, varrer migalhas, regar as plantinhas e lavar louças de plástico.

Após os 6 anos os pequenos podem aprender a aspirar o quarto, tirar o pó, ajudar a preparar o almoço, preparar seu próprio lanche, guardar a roupa... Mas somente a partir dos 10 anos é que as crianças poderão contribuir nas tarefas mais "pesadas", como limpar o banheiro, passar a roupa, lavar louças de vidro. Tudo isso sempre com a supervisão de um adulto, ok?

Mas antes de colocar a mão na massa, fique atento a estas dicas:

• Para não confundir a cabeça dos baixinhos, ensine uma tarefa de cada vez. Num dia você mostra como arrumar a cama e no outro como dobrar as roupas. Com o passar o tempo estas atividades se tornarão um hábito e logo a criança estará realizando-as facilmente.

Divida as tarefas em pequenas partes para que o trabalho não se torne exaustivo. Em vez de pedir para a criança limpar o quarto, seja específico, pedindo para que tire o pó ou troque os lençóis, por exemplo.

Se o seu filho não fizer uma tarefa, seja por esquecimento ou birra, não a faça por ele. Do contrário, você estará mostrando que não tem autoridade e que sempre vai ter alguém que faça as coisas no lugar dele. Seja firme e aplique consequências quando necessário. Porém, tenha em mente que nem todas as crianças são capazes de fazer as mesmas tarefas com a mesma idade. Respeite o ritmo do seu filho para que ele não se sinta sobrecarregado e frustrado.

• Depois que o seu filho completar uma atividade, não se esqueça de dar um retorno. Aponte o que poderia ser melhorado e elogie-o quando o trabalho estiver no capricho. Tudo isso ajuda no aprendizado e a criança se sentirá bem contribuindo para as tarefas de casa.

E aí, vamos lá? o/
(via)

(Imagem: clogozm via Apartment Therapy)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO