EM 11/02/2020 AS 14:30

Como ensinar as crianças a dividirem os brinquedos?

Muitas crianças sentem uma certa dificuldade em dividir os brinquedos com os colegas na escola, com as outras crianças que brincam junto no parque ou com os primos, nas reuniões de família. Nós sabemos o quanto é importante aprender a compartilhar, mas não é fácil passar esse valor, principalmente para os pequenos entre dois e quatro anos, que entendem o mundo com base nas próprias descobertas e estão naquela fase do “tudo é meu”, onde simplesmente não sentem necessidade de dividir as suas coisas.

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Nessa fase desafiadora, a criança vê algo que lhe chama a atenção e quer logo pegar, tocar, colocar na boca, etc. Quando várias crianças estão juntas, é natural que queiram conhecer aquele objeto também, e por isso acabam todas querendo o mesmo brinquedo; isso não é maldade e nem má educação, apenas não ocorre a elas que o brinquedo possa ser dividido entre todos. Esse conceito deve ser explicado aos poucos, com paciência e de forma natural. Veja algumas sugestões para facilitar esse processo:
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Ofereça opções
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Se uma criança leva vários brinquedos para a pracinha, por exemplo, há várias opções para emprestar aos amiguinhos. E, em ocasiões, em que o mesmo brinquedo é alvo de disputa, por exemplo entre as irmãs ou quando um amigo vem em casa, a orientação é simples: um de cada vez. Primeiro um brinca, depois o outro – assim, as crianças vão aprendendo a administrar as brincadeiras e a compartilhar os objetos, além de cultivar relacionamentos importantes.
Mantenha o papo em dia com seu filho
O caminho ideal para lidar com qualquer situação é por meio do diálogo. Quando acontecer algum problema, em vez de fazer o papel de mediador, ouça o que seu filho tem a dizer sobre a atitude. Pode ser um problema específico com aquele amigo, que nunca divide nada com seu pequeno (e ele se sente injustiçado), ou também pode ser que ele ache que vá perder o brinquedo, que ele não será mais seu depois de ter emprestado ou que o amigo não vá devolver. Nesse caso, cabe ao adulto encorajar e explicar o ato de compartilhar.
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Estimule o desapego!
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Leve a criança a feiras de troca de brinquedos e livros, para que ela veja outras crianças abrindo mão das suas coisas em troca de artigos novos. Isso vai animar seu filho a fazer o mesmo e também diminui a sensação de perda. Outra ideia é separar, junto com a criança, roupas e brinquedos para doação, explicando que aquele casaco que não serve mais ou o boneco com que ele não brinca mais podem fazer a alegria de outras crianças. Além de ensinar a dividir, vai ensinar o conceito básico de solidariedade e, de quebra, liberar mais espaço no quarto!
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Ensine pelo exemplo
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A melhor forma de ensinar uma criança a dividir naturalmente seus brinquedos é exercitando a arte de compartilhar entre nós, adultos, na frente dela. Divida uma parte da sua comida com alguém quando ela estiver olhando, compartilhe objetos e ofereça, repetidamente, para a criança a possibilidade de ela dividir suas coisas. Quando ela estiver comendo algo, pergunte se ela aceita compartilhar um pedaço com você. Quando ela estiver brincando com algo, pergunte se ela aceita que você brinque junto. Aos poucos ela vai percebendo que o ato de dividir é um padrão de comportamento daquela família.
Nunca se esqueça de que esse comportamento é parte do amadurecimento da criança e não vai durar para sempre. Ao fim da primeira infância, por volta dos seis anos de idade, é comum o sentimento de posse diminuir bastante. A entrada na escola facilita esse processo, pois lá são trabalhadas muitas situações que ajudam no desenvolvimento social dos pequenos. Até lá, siga as sugestões, seja paciente e fique tranquilo!
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