EM 04/05/2018 AS 09:45

Como ensinar a criança sobre o tempo

Sua família mal acabou de entrar no carro e logo vem a pergunta: “estamos chegando?” As crianças são naturalmente impacientes porque o “agora” é tudo o que existe para elas. Os pequenos não têm uma compreensão real do conceito de passado e, deste modo, não compreendem o conceito ainda mais complexo de futuro. E sem entender o que é “futuro” fica mais complicado ainda entender o que é esperar. E é justamente o esperar que demanda paciência.

Concretizando o tempo

A princípio, a noção de tempo pode ser desenvolvida com a percepção do dia e da noite, claro e escuro. Depois, a criança pode começar a associar o tempo com a rotina, os hábitos cotidianos. Por exemplo: café da manhã, almoço e jantar são acontecimentos regulares, marcados pelo tempo, fazendo com que essa noção se torne mais concreta.

O aprendizado de sequências

Mais tarde, desenvolve-se a noção da passagem do tempo quando a criança começa a compreender as noções de “antes” e “depois”. Vestir as meias antes de calçar os sapatos é o começo mesmo da noção de sequência, que mais tarde permitirá a compreensão de conceitos como “passado” e “futuro”.

Mensuração do tempo

As partes de que se compõe o tempo — segundos, minutos, horas, dias, semanas, etc. — são conceitos ainda mais sofisticados, que a criança aprenderá com a experiência, com a aquisição linguística e também com o tempo.

Dizer as horas

E, por fim, a capacidade de dizer as horas despontará quando a criança começar a reconhecer e compreender os números e as sequências numéricas, e a relacionar esses números aos acontecimentos cotidianos pautados pelo tempo.

Como ajudar seu filho a entender o tempo

Para ajudar seu filho a compreender a noção de tempo, ele terá de “senti-lo”. Uma das maneiras de ajudar nesse processo é utilizar as palavras com sentido mais concreto. Ao falar sobre o tempo, utilize palavras mais específicas. Aqui vão alguns exemplos:

“Vou brincar daqui a pouco”

Escolha um tempo específico e programe o timer, que pode ser do celular, explicando que, quando o alarme disparar, você irá brincar.

“Vou brincar depois”

Se você não puder ser específico, contextualize a noção de tempo, por exemplo: “Vou brincar depois, após o jantar.”

“Vou brincar amanhã”

Quando você não tiver certeza de que seu filho compreenderá um conceito abstrato de tempo, descreva-o. Por exemplo: “Depois que acordarmos pela manhã, já será amanhã, e então vou brincar com você.”

Fonte: site Como Educar Seus Filhos


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