EM 04/01/2013 AS 10:00

Como despertar nas crianças o gosto pela leitura

Bom-dia, pessoal!

A gente sabe que ler é muito bom e faz um bem danado a todos nós. E é legal que a gente passe isso adiante às crianças para que elas desenvolvam desde cedo o gosto pela leitura, mas nem sempre sabemos como e o que fazer para despertar este interesse nelas. Pensando nisso, elaboramos estas sugestões para os pais estimularem esta relação entre os filhos e os livros.

Os livros precisam estar em um local de fácil acesso, independentemente do cômodo da casa, como uma prateleira ou nicho da estante que não fique muito ao alto, uma cesta, uma caixa ou até mesmo em uma gaveta. Desde que a criança consiga alcançá-los a hora que quiser, está valendo. Ensine que é preciso ter cuidado com os livros para que fiquem conservados por mais tempo, mas deixe a criança livre para lê-lo do jeito que preferir.

A hora ideal para a leitura pode ser antes de dormir, depois do almoço, na volta da escola. Qualquer hora é hora. E também não há restrições para o lugar, pode ser onde a criança se sinta mais à vontade.

Os pais cujos filhos ainda não sabem ler devem procurar fazer a leitura com calma, no ritmo da criança. É interessante que os pais mudem o tom de voz para cada personagem diferente que aparecer durante a história, tentando imitar a voz de um animalzinho, fada ou da bruxa malvada. Expressar suas emoções vai cativar e prender mais ainda a atenção do seu filho.

Com estas dicas vai ficar mais fácil mostrar aos baixinhos o poder que um livro tem. Mas ver os pais lendo ainda é o melhor incentivo que uma criança pode ter. A hora da leitura é uma oportunidade de demonstrar afeto. Você separa aquele tempo para ler com o seu filho, ele entende o recado e percebe que o quanto é especial. Esta vai ser uma lembrança que ele carregará para a vida toda.

Até a próxima!

(Fonte)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO