EM 28/10/2013 AS 09:00

Como descobrir o estilo de aprendizado das crianças

Olá!
Você saberia nos dizer qual é o estilo de aprendizado do seu filho? Existem 3 tipos básicos: visual, auditivo e sinestésico. Compreendendo como as crianças percebem o mundo, podemos educá-las melhor, ajudar com os deveres de casa e até dialogar com os professores "de igual para igual". ;-)

Observando o comportamento do baixinho em casa dá para saber direitinho qual é o seu estilo de aprendizagem. Veja algumas dicas:


(Imagem)

Aprendizes visuais: são crianças que aprendem mais pela visão. Elas pensam em fotos e conseguem visualizar na sua mente as informações.

Os sinais:
- O seu filho prefere livros com muitas imagens?
- Gosta de colorir e desenhar?
- Gosta também de brincar com quebra-cabeças?
- É atento a detalhes que geralmente passam despercebidos pelos outros?

Se você respondeu "sim" a maior parte das perguntas acima então provavelmente o seu filhote é um aprendiz visual. Ou seja, imagens, diagramas, gráficos e mapas são ferramentas que farão o seu filho aprender melhor a informação que lhe está sendo passada.
Os alunos visuais tem dificuldade de prestar atenção quando alguém está lendo uma historinha, por exemplo, por isso, incentive-o a imaginar o que está sendo isso. Isso irá ajudá-lo a "ver" e lembrar o que está sendo lido. ;-)


(Imagem)

Aprendizes auditivos: aprendem escutando e ouvindo informações.

Sinais:
- Seu filho gosta de cantar ou zumbir enquanto executa alguma tarefa?
- Decora com facilidade letras de músicas, rimas ou poesias?
- Gostam de ouvir histórias lidas em voz alta?
- Tem bom senso de ritmo?


Estas características indicam um aprendiz auditivo. Para ensiná-lo use a sua voz. ;-) Livros em áudio ta,bém são uma ótima ideia! Outra dica é inventar músicas com o conteúdo da escola, assim ele vai se lembrar de tudo na hora da prova!


(Imagem)

Aprendizes sinestésicos: são as crianças que aprendem tocando, movimento e fazendo as coisas.

Sinais:
- Seu filho está sempre tocando em objetos?
- Gosta de livros "pop-up" e páginas com textura?
- Adora brincar com argila, massinha de modelar e brinquedos de construir?
- Desmonta coisas só para ver como elas funcionam?

Se você respondeu "sim", então o seu filho pode ser um aluno sinestésico. :-) Estes baixinhos se distraem com facilidade com outras crianças ou brinquedos por perto, por isso eles precisam de espaço livre para se concentrar. Na hora do dever de casa ou quando você estiver contando uma historinha, ofereça um lápis ou algum outro objeto pequeno para o seu filho segurar. Contadores de matemática, letrinhas recortadas em papel e qualquer tipo de material com textura também são ótimos aliados. :-D

Agora que você já sabe quais são os 3 principais estilos de aprendizagem, tem mais uma coisa que precisamos dizer: não há certo ou errado. Cada criança tem o seu jeito, o seu ritmo. Por isso, experimente todas as técnicas citadas acima para descobrir o que funciona melhor com o seu filho.

Bons estudos! ;-)

(Fonte)

comments powered by Disqus


COLEÇÃO